CNA apresenta ações em prol da sustentabilidade do café

CNA apresenta ações em prol da sustentabilidade do café

Evento virtual debateu as ações sobre a produção desta cultura agrícola

< 1 minuto de leitura

No Dia Nacional do Café, comemorado em 24 de maio, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou um debate on-line para avaliar as questões relacionadas à sustentabilidade do café no país.

A princípio, o encontro virtual também discutiu as estratégias para ampliar o desempenho dos mercados interno e externo.

O webinar foi promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). E, de antemão, o diretor executivo da associação, Celírio Inácio, falou da importância de compartilhar conhecimento e experiências com o objetivo de ampliar mercados.

Nesse sentido, ele reiterou que a cadeia está promovendo a sustentabilidade do grão à xícara. “O Brasil tem leis extremamente rigorosas, tanto ambientais como trabalhistas. E esse cuidado ambiental e de preservação se conclui nas prateleiras”.

Sustentabilidade do Café

Ainda de acordo com ele, os produtores também promovem a sustentabilidade com o uso eficiente de insumos e dos recursos naturais. “Não há dúvidas de que a cafeicultura brasileira é a mais sustentável do mundo”.

Durante sua apresentação, Maciel Silva também falou de uma série de iniciativas do Sistema CNA/Senar para toda a cadeia produtiva.

Por fim, participaram do debate o diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS), Aguinaldo Lima; o presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Henrique Cambraia; o diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos; o presidente executivo do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro; bem como o diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento do Ministério da Agricultura, Silvio Farnese.


Tags: