Neste Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado em todo primeiro sábado do mês de julho, há muito o que se comemorar no Brasil. Antes de mais nada, este modelo de negócios é regido por pessoas, com interesses em comum, que buscam resultados que sejam satisfatórios a todos. Além disso, as cooperativas contribuem para criar um futuro justo para os envolvidos e para a comunidade. Isso com a promoção de uma gestão democrática pelos associados, eficiência econômica e compromisso social.
Dia Internacional do Cooperativismo
De acordo com o Anuário de 2023 do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), nosso país conta com 4.693 empresas que seguem este modelo. Ao todo, são mais de 20,4 milhões de cooperados e cerca de 525 mil colaboradores. Essas cooperativas estão presentes em mais de 1.415 municípios, sendo, portanto, agentes fundamentais para a promoção de desenvolvimento nos estados brasileiros.
Em Minas Gerais, onde fica a matriz da nossa Cooxupé, os números também impressionam. Afinal, o cooperativismo mineiro faturou R$ 118,4 bilhões em 2022, segundo o Anuário 2023 do Sistema Ocemg. Inclusive, a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé se destacou na publicação ao alcançar o primeiro lugar entre as associações do ramo agropecuário. Tal resultado é motivo de orgulho para nossas mais de 19 mil famílias cooperadas, que produzem um café de alta qualidade e exportado para 50 países, em todos os continentes.
Confiança e união
Na Cooxupé, os cooperados têm a consciência de que eles são os proprietários da cooperativa. E, nesse sentido, construímos uma relação de confiança e de união que perdura em 92 anos de história, dos quais mais de 65 são exclusivamente dedicados ao negócio café. Em suma, fortalecemos esta conexão a cada desafio superado e vitórias conquistadas. Ademais, nosso trabalho é orientar os nossos associados para oferecer dignidade e renda a eles.
Outra vantagem encontrada pelos cooperados ao pertencer a uma cooperativa como a Cooxupé é a competitividade. Principalmente porque eles têm a mesma oportunidade de vender seu café para o mercado externo, assim como os grandes produtores. Vale lembrar que mais de 97% dos nossos associados são pequenos produtores que vivem da agricultura familiar. Além disso, todo ano, a Cooxupé faz a distribuição de sobras na prestação de contas. Dessa forma, trazemos mais igualdade social e rendimentos aos cafeicultores.
Acompanhando os sete princípios do cooperativismo, as empresas que seguem este modelo de negócios promovem, sobretudo, o fomento à educação, ao desenvolvimento econômico dos associados e ao progresso das comunidades. Na Cooxupé, nossa missão é oferecer grandes oportunidades e qualidade de vida às famílias cooperadas. Assim, parabenizamos a todos neste Dia Internacional do Cooperativismo. O que nos move é espírito cooperativista e, por isso, buscamos sempre por evolução em união com as pessoas.