A importância do cooperativismo na visão de Samuel Flam

A importância do cooperativismo na visão de Samuel Flam

Durante a Semana Internacional do Café, vice-presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), falou sobre força do cooperativismo no setor da cafeicultura

< 1 minuto de leitura

A Semana Internacional do Café, considerada a principal ação de promoção para o café brasileiro, contou com uma infinidade de painéis e workshops dedicados ao tema. Na edição 2022, o vice-presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), Samuel Flam, palestrou falando, especificamente, sobre a importância do cooperativismo mineiro no setor da cafeicultura, conforme publicação do portal O Tempo.

Importância do cooperativismo

Atualmente, são 51 cooperativas no estado de Minas Gerais, que reúnem 87,2 mil produtores cooperados, gerando mais de 7,7 mil empregos diretos. Números que, sobretudo, mostram a força do sistema cooperativista.

“Temos que 27,2% do café produzido no Brasil passou por uma cooperativa mineira. E que 13 milhões de sacas de café passaram pelas cooperativas, representando 58,5% da produção mineira”, explica.

Flam fala, ainda, desse protagonismo nacional. “Se Minas fosse um país seria o terceiro maior produtor de café do mundo. Isso porque, 46,4% do café brasileiro foi produzido em Minas (22,1 milhões de sacas)”, diz.

A princípio, os Estados Unidos são o principal destino das exportações. E nesse sentido, o Brasil é o maior produtor de café do mundo. A cada três xícaras consumidas no mundo, uma é brasileira. Dessa forma, o Brasil é responsável por 28,9% da produção mundial.

Xícaras de café

A força das cooperativas de café em Minas Gerais impressiona, também, em xícaras. E Samuel Flam comemora os números: “De cada 100 xícaras de café consumidas no Brasil, 27 passaram por uma cooperativa mineira”, enfatiza.

Flam acrescenta que, atualmente, o brasileiro consome, em média, 968 xícaras de café por ano. “Desse total, 449 xícaras são provenientes de Minas Gerais. Dessas, 263 xícaras são de cooperativas mineiras. Ou seja, 27% das xícaras consumidas anualmente no Brasil são de cooperativas”, comemora.


Tags: