Participação brasileira na Specialty Coffee Expo 2022 rende US$ 18,6 milhões em negócios imediatos
As projeções da ação coordenada pela parceria entre BSCA e ApexBrasil vão a mais US$ 147,6 milhões nos próximos 12 meses
Entre os dias 8 e 10 de abril, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) realizou ação promocional dos cafés especiais do país na Specialty Coffee Expo 2022. O evento ocorreu em Boston, Estados Unidos, e contou com a presença de mais de 420 empresas expositoras e público superior a 10 mil pessoas.
Assim, a participação da BSCA reforçou como atividade do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, que desenvolve em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Exposição e degustação
O estande da BSCA na feira, considerada a maior de cafés especiais das Américas, contou com bancadas de associados, que expuseram seus produtos ao público. Além disso, no espaço, também realizaram sessões de degustação dos cafés de empresas e produtores brasileiros, dos membros da Associação e participantes do projeto setorial. Bem como teve ainda espaço para networking, reuniões e rodadas de negócios.
Contatos comerciais
Durante o evento, os empresários brasileiros realizaram 890 contatos comerciais, sendo 521 com novos potenciais clientes. Assim, esse relacionamento rendeu US$ 15,536 milhões em negócios na feira. Além disso, a projeção para o fechamento de mais US$ 131,066 milhões ao longo dos próximos 12 meses.
No que se refere especificamente às seções de degustação e rodada de negócios realizadas no estande da BSCA, foram feitos 165 contatos, sendo 83 novos, os quais renderam US$ 3,040 milhões. Bem como a perspectiva para a concretização de mais US$ 16,542 milhões até março de 2023.
Ao todo, a participação brasileira, coordenada pela BSCA em parceria com a ApexBrasil, rendeu US$ 18,576 milhões em negócios presencialmente. Além disso, nos próximos 12 meses, se confirmadas as expectativas, devem ser gerados mais US$ 147,608 milhões. Ou seja, isso significa que a ação pode gerar US$ 166,2 milhões aos cafés especiais do país.
“O mercado norte-americano é muito avançado em educação e capacitação relacionadas a cafés especiais. O Brasil, nos últimos anos, além de fazer seu dever de casa, otimizou a sustentabilidade e a qualidade nos processos produtivos, o que se reflete, a cada ano, em resultados excepcionais nas principais feiras mundiais, como o exemplo dessa participação na Specialty Coffee Expo 2022”, comenta o presidente da BSCA, Henrique Cambraia.
Brazil. The Coffee Nation
O projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela BSCA e pela ApexBrasil, possui foco na promoção comercial do produto brasileiro no mercado externo. Assim, o objetivo é reforçar a imagem dos grãos nacionais em todo o mundo e posicionar o país como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas.
O projeto atual tem como mercados-alvo:
- Canadá, Estados Unidos, China, Coréia do Sul, Japão, Alemanha, Espanha, Polônia, Reino Unido, Turquia, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita para os cafés crus especiais.
- Canadá, China, Emirados Árabes Unidos, Chile, Portugal e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.
Por fim, a iniciativa visa, ainda, expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais. Ou seja, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.