4 usos para o café que você nem conhecia
Conheça dicas práticas para reutilizar a borra do café
Se você faz café todos os dias, antes de mais nada, já deve ter se perguntado sobre o que fazer com o pó depois do preparo. O café é um dos grãos mais consumidos no mundo. E no Brasil, obviamente, não é diferente. Você sabia que há 4 usos para o café de maneiras sustentáveis?
De cheiro e aroma agradáveis pode-se ir além da bebida usando, para isso, o café para o preparo de diferentes receitas como bolos, tortas, mousses, etc.
E se você está acostumado a fazer café à moda antiga, utilizando coador de pano ou de papel, saiba, desse modo, que a borra de café pode, sim, ser usada com diferentes finalidades que, acima de tudo, são sustentáveis.
Vamos a elas:
1 – Adubo
Após passar aquele cafezinho no capricho, preferencialmente, sem açúcar, pegue a borra do café e misture, dessa forma, ao substrato das suas plantas.
A borra funciona como adubo orgânico e proporciona, sobretudo, nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento delas.
2 – Aromatizador de ambiente
Essa dica promete, primordialmente, deixar a sua casa mais cheirosa e aconchegante. Pegue a borra do café e, logo após, misture o pó com um pouco de canela até se tornar uma massa modelável. Todavia, faça pequenos cones e deixe secar por 48 horas.
Logo depois, os cones vão ficar firmes e sequinhos. Então, é só acender e usar como incenso natural. O cheiro, igualmente, é maravilhoso. Contudo, você pode adicionar algumas gotas de essência à mistura, deixando o ambiente ainda mais cheiroso.
3 – Esfoliante para a pele
Os benefícios da borra de café para a pele são imensos, afinal, trata-se de um produto natural que pode ser utilizado, inclusive, para esfoliação e, também, para minimizar olheiras.
Basta esfregar levemente a borra na pele e deixar por alguns minutos. Depois, lave com água corrente e finalize com o creme hidratante de sua preferência.
4 – Item de limpeza
O poder abrasivo do café pode ajudar na remoção de crostas e gordura. Dessa forma, coloque o pó de café na esponja e esfregue as panelas, pratos, talheres e outros.
Uma ideia sustentável que, em síntese, ajuda a economizar, pois há menos gastos com esponjas de aço e produtos de limpeza.