A nova geração de consumidores de café
Para algumas pessoas, tomar um café virou uma experiência que vai além da xícara
Com mais variações e diversidade, o café está versátil e a indústria cafeeira vem aprimorando sua forma de apresentá-lo ao público. Primeiramente, o perfil dos consumidores de café passou por transformações significativas nos últimos anos.
De antemão, o artigo “From Passive to Active: Expanding Our Understanding of Specialty Coffee Consumerism”, elaborado pela especialista em café especial de São Francisco, Alexa Romano, destaca que as formas que as pessoas se conectam com o café estão em expansão. Desde já, os consumidores vão além de apenas saborear seu café de escolha. À primeira vista eles passaram a se envolver ativamente e contribuir para a evolução da indústria cafeeira.
Antes de tudo, a notícia é do site Notícias Agrícolas.
Mudança de comportamento
Segundo o diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), Celírio Inácio da Silva, a indústria já percebeu essa mudança de comportamento. Nesse sentido, passou então a vislumbrar este novo cenário como uma grande oportunidade de negócio.
“É um ciclo benéfico para toda a cadeia produtiva: produtor, indústria e consumidor. Contudo, o produtor e a indústria passaram a investir e trabalhar para melhorar cada vez mais a qualidade da bebida. E no final o consumidor recebe um leque de possibilidades para experimentar e apreciar, com novos sabores e aromas dentro do universo do café”, explicou o especialista.
Em uma pesquisa titulada “Evolução dos Hábitos e Preferências dos Consumidores de Café no Brasil”, foram entrevistadas 4.200 pessoas de diferentes faixas etárias e classes sociais. Todavia, a análise foi realizada pelo Instituto Agronômico (IAC-Apta), em parceria com o Instituto Axxus e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Sobretudo, os dados comparativos da pesquisa trazem um parâmetro do consumo do café entre 2019 e 2023.
Consumo diário
Elementos de 2023 sobre o consumo diário mostram que 29% dos entrevistados consomem mais de 6 xícaras de café por dia, por exemplo. Além disso, 46% entre 3 e 5 xícaras; 11% apenas uma; e 3% não consomem café diariamente. Entretanto, as motivações que levam ao consumo do café, 40% relataram que tomam café como parte de um ritual e bem-estar. Bem como 24% das pessoas bebem para um momento de pausa e reflexão, e 8% para degustar e saborear a bebida.
Além do mais, a pesquisa confirmou que o consumidor mantém uma relação emocional e afetiva com a cultura. E que a experiência de beber café faz parte de um ritual diário, concebido como um dos prazeres da vida.
Consumidores de café
O pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Sérgio Parreiras, participou da elaboração da pesquisa sobre o consumo de café. Segundo ele, mesmo com elevação do preço do grão ano após ano, os apaixonados por café (os coffees lovers como são conhecidos) seguem consumindo a bebida. Como resultado, estão se interessando cada vez mais sobre todo o processo de produção da cultura.
“A segmentação do mercado é grande. Hoje falar de café e, apreciar um bom café, se tornou algo chique, que demonstra cultura. Os coffers lovers estão crescendo”, destacou o pesquisador.