Brasil conquista espaço no mercado internacional através da agropecuária

Brasil conquista espaço no mercado internacional através da agropecuária

Especialista em investimentos para o segmento agro explica que evolução das exportações brasileiras tem sido notável

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O Brasil vem conquistando cada vez mais espaço nos mercados internacionais através da agropecuária. Em 2020, de antemão, o país exportou cerca de US$ 100 bilhões. E, em 2022, esse número saltou para quase US$ 160 bilhões. Além disso, entre 2002 e 2022, as exportações do setor totalizaram US$ 2,1 trilhões. Desta forma, o que se traduz em um crescimento anual de cerca de 20%.

De acordo com Rafaela Debiasi, especialista em investimentos para o segmento agro, a evolução das exportações tem sido notável. Portanto, desde os dias em que o país ainda importava uma quantidade considerável de alimentos.

“Este crescimento não apenas gerou riqueza. Mas, também, trouxe reconhecimento e respeito pelo papel vital do Brasil na alimentação mundial”, explica.

Agropecuária

Ainda segundo Rafaela, ao longo das décadas, o Brasil alcançou a liderança em nove mercados internacionais. Dentre eles, pois, destaca-se o suco de laranja, com quase 80% das importações globais. E a soja, onde o Brasil fornece quase 60% das importações mundiais. “Outros produtos de destaque são açúcar, carne de frango, milho, café, carne bovina, celulose e fumo”, cita.

Ademais, também há vários produtos do agro brasileiro que estão no caminho para alcançar ou fortalecer sua liderança no mercado global, segundo a especialista.

“O algodão e o etanol são produtos em ascensão e há esperanças para o crescimento em áreas como suinocultura, frutas, sucos, produtos hortícolas, castanhas e trigo”, avalia.

Benefícios

Dessa forma, para Rafaela, o aumento das exportações não beneficia apenas o setor agropecuário.

“Ele ajuda a controlar a taxa de câmbio, acumula reservas, gera empregos e oportunidades para a população. E, ainda, fortalece os orçamentos governamentais. Além disso, com o Brasil fornecendo alimentos essenciais para o mundo, ele conquista respeito e reconhecimento internacional, consolidando sua posição como um parceiro comercial estratégico”, analisa a especialista.