Além da energia: os 6 benefícios do café para a saúde

Além da energia: os 6 benefícios do café para a saúde

O consumo diário do cafezinho pode proporcionar muito mais do que a energia. Veja quais são os benefícios desta bebida

2 minutos de leitura

O café é amplamente conhecido por seu poder estimulante, capaz de fornecer um impulso de energia que nos ajuda a enfrentar o dia. Além de seu efeito estimulante, conheça uma série de benefícios do café para a saúde que muitas vezes passam despercebidos.

Desde a proteção contra certas doenças até o aprimoramento da função cerebral, o consumo regular de café tem sido associado a diversos aspectos positivos para o bem-estar geral.

Antes de mais nada, a notícia foi divulgada pelo site Escola Educação.

Benefícios do café para saúde

  • 1. Estímulo cognitivo

A princípio, o café é um aliado para melhorar o estado de alerta, a concentração e o desempenho cognitivo devido à presença da cafeína. Ela bloqueia a adenosina, um neurotransmissor inibitório no cérebro, resultando em maior atividade neuronal.

  • 2. Proteção do fígado

Desde já, a pesquisa mostra que o consumo moderado de café pode estar associado a um menor risco de doenças hepáticas. Por exemplo, como a esteatose hepática não alcoólica (fígado gorduroso) e a cirrose hepática.

  • 3. Redução do risco de doenças neurodegenerativas

Segundo pesquisadores, o consumo regular de café pode diminuir o risco de desenvolver doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson. Sobretudo, isso ocorre devido às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias presentes no café.

  • 4. Melhora do desempenho físico

Da mesma forma, a cafeína presente no café pode aumentar os níveis de adrenalina no sangue. Ainda assim, estimula a queima de gordura e melhora o desempenho físico durante o exercício, ajudando a diminuir o cansaço físico.

  • 5. Redução do risco de diabetes tipo 2

Ao mesmo tempo, nas pesquisas, mostraram uma associação inversa entre o consumo de café e o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Nela sugere que o café pode melhorar a sensibilidade à insulina e diminuir os níveis de glicose no sangue.

  • 6. Promoção da saúde cardíaca

Por último, consumir café com moderação pode estar relacionado a um menor risco de doenças cardiovasculares. Como derrame e doença cardíaca coronária, por exemplo, devido aos antioxidantes presentes no café. Por fim, eles podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo.


Tags: