Femagri 2024: Boas práticas agrícolas e conhecimento na Fazendinha
Espaço do evento é dedicado à demonstração de tecnologias para os visitantes, além da apresentação de soluções oferecidas pela Cooxupé
Em uma área de 5.800 metros quadrados dentro do evento, a Fazendinha é um espaço dedicado à demonstração de tecnologias e de boas práticas agrícolas na Femagri 2024.
De antemão, a Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas, promovida pela Cooxupé, traz este espaço que é bastante visitado pelos produtores. Afinal, eles vão à busca de novidades e destaques para a lavoura.
Boas práticas agrícolas
De acordo com Eduardo Renê da Cruz, coordenador de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, o que há de mais atual do setor estará entre as demonstrações.
“Nesta edição, a Fazendinha contará com demonstrações de tecnologias de drones que realizam, além da pulverização, a distribuição de fertilizantes sólidos. O espaço também irá tratar de temas como remineralizadores de solo e mix de plantas de cobertura com demonstração de semeadoras e rolo-faca para o manejo. Além do lançamento de uma centrífuga para pequenos produtores. E, ainda, a apresentação do burrinho mecânico (equipamento motorizado usado para fazer um nivelamento na entrelinha do café para facilitar os serviços realizados na lavoura). Por fim, teremos um espaço para apresentação das marcas próprias de insumos da Cooxupé”, destaca Cruz.
Ações educativas
Assim como em outras edições, a Fazendinha realiza ações educativas. Ou seja, com resultados de pesquisas e trabalhos desenvolvidos por instituições e universidades. Além de novidades sustentáveis e de gestão de diversas empresas.
Neste ano, por exemplo, a feira terá a participação da Fundação Procafé – com a divulgação e vendas de publicações técnicas. A Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) também estará presente, para mostrar resultados de cultivares e consórcio de plantas com café.
Em seguida, a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) vai à feira para o levantamento do trabalho sobre plantas de cobertura. Desde já, o Centro de Validação Tecnológico do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IF-CVT) vai apresentar os resultados do experimento de cultivares. E, ainda, a Starbucks Farmer Support Center vai fazer a divulgação do programa C.A.F.E. Practices.
Orientações aos produtores
A princípio, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg-Senar) também estará presente no espaço. Eles vão divulgar o serviço “Retifica”, para auxiliar os produtores a retificarem o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Ademais, a entidade realizará uma consultoria para esclarecer dúvidas sobre questões trabalhistas e, ainda, informará os cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e apresentará um empório com venda de produtos fabricados por produtores.
Mapeamento do clima e solo
A equipe de Geoprocessamento da Cooxupé também estará presente na Fazendinha. Principalmente, apresentando ao produtor as condições meteorológicas nos últimos meses. E, sobretudo, como o clima pode influenciar nas tomadas de decisões das famílias cafeicultoras.
De acordo com Guilherme Vinícius Teixeira, engenheiro agrônomo e responsável pelo Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé, o espaço irá abordar os trabalhos realizados com os diferentes tipos de argila de solo.
“Proporcionando, assim, parâmetros para sermos mais assertivos e sustentáveis nas recomendações. Também será apresentado o novo projeto de agricultura digital para os cooperados”, ressaltou.
Credenciamento
Em primeiro lugar, a Femagri 2024 é um evento aberto aos cooperados da Cooxupé e produtores de café. Portanto, o credenciamento dos visitantes é feito na recepção, das 8h às 18h.
Primordialmente, o evento terá uma área de 107 mil metros quadrados e o estacionamento possui mais de 3.200 vagas.
Serviço
Femagri 2024
Quando: De 20 a 22 de março, das 8h às 18h
Onde: Guaxupé/MG
Endereço: Avenida Vereador Nelson Elias, bairro Japy