Campo seguro: proteja sua produção na colheita

Campo seguro: proteja sua produção na colheita

O uso de tecnologias como câmeras e sensores de movimento tem contribuído na vigilância e prevenção de incidentes na lavoura

2 minutos de leitura

Durante o período da colheita, o movimento nas propriedades rurais se intensifica. Primordialmente, com mais pessoas circulando, maquinários em operação e produtos sendo transportados, a atenção com a segurança precisa ser redobrada. De antemão, garantir o campo seguro, a proteção da produção, do patrimônio e da tranquilidade da família é uma tarefa que deve envolver todos. Ou seja, do produtor, das instituições públicas e das tecnologias disponíveis.

A Polícia Militar de Minas Gerais atua por meio da Patrulha Rural, serviço voltado exclusivamente para a segurança nas áreas rurais. Contudo, as equipes realizam visitas às propriedades, orientam os produtores, fazem o mapeamento detalhado das regiões. Além disso, mantêm presença constante em pontos estratégicos. Desde já, ao cadastrar sua propriedade na Patrulha Rural, o produtor contribui para que a polícia conheça melhor a localidade. Bem como identifique rotas de acesso e possa agir com mais agilidade em casos de necessidade.

Campo seguro

Segundo o soldado Pedroza, da 79ª Companhia da Polícia Militar, “simples atitudes no dia a dia fazem diferença, como manter o controle de quem entra e sai da fazenda, armazenar insumos e máquinas em locais fechados. Ainda assim, evitar manter grandes quantias de dinheiro ou volumes de produção na propriedade, além de comunicar à polícia qualquer movimentação suspeita. Também é recomendada a identificação dos bens móveis com numeração fornecida pela própria PM, o que facilita a recuperação em caso de furto”, aponta.

No entanto, além das orientações da polícia, o uso de tecnologia tem se mostrado um grande aliado na segurança do campo. Aliás, sistemas de monitoramento com câmeras, sensores de movimento e inteligência artificial oferecem vigilância em tempo real. Isto é, trazendo cada vez mais acessibilidade e precisão.

Proteção da colheita

De acordo com Valdir da Silva Batista, CEO da Infominas Tecnologia, empresa parceira da Cooxupé na área de segurança, a grande extensão das áreas rurais é um desafio para a proteção na colheita. “Primeiramente, não é fácil vigiar quilômetros de lavoura o tempo todo. Mas, com as câmeras inteligentes, conseguimos identificar movimentações incomuns com precisão. Desse modo, evitando falsos alarmes causados por animais ou vento. Isso dá mais agilidade e tranquilidade ao produtor”, afirma.

Portanto, a segurança da propriedade começa com atitudes preventivas e se fortalece com apoio de quem está ao lado do produtor no dia a dia. Conforme o supervisor de Máquinas e Implementos da Cooxupé, Douglas Ferreira, a cooperativa segue atenta às necessidades dos produtores. “A Cooxupé segue atenta a essas necessidades, levando informação, orientação e parcerias que ajudam o cooperado a cuidar daquilo que mais importa. Ou seja, da sua produção, sua família e sua paz no campo”, conclui.