Cooxupé completa 92 anos de cooperativismo

Cooxupé completa 92 anos de cooperativismo

Cooperativa com matriz em Guaxupé tem uma sólida história que fortalece a tradição cafeeira de Minas Gerais

2 minutos de leitura

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé – Cooxupé completa 92 anos de cooperativismo neste dia 24 de abril. Com uma história sólida e reconhecimento internacional, representa atualmente mais de 19 mil famílias cooperadas. Além de possuir um quadro com mais de 2.600 colaboradores. Ademais, a matriz está localizada em Guaxupé, no Sul de Minas.

Cooperativismo

Antes de mais nada, a área de atuação da Cooxupé abrange mais de 300 municípios. Sendo no Sul de Minas, Matas de Minas, Cerrado Mineiro e Média Mogiana do estado de São Paulo. A cooperativa possui forte ligação com a agricultura familiar. Afinal, 96,7% dos cooperados são mini e pequenos cafeicultores. Ao lado dos médios e grandes produtores, eles garantem um café de alta qualidade, alinhado com as práticas sustentáveis conforme exigência global.

Ao todo, a cooperativa conta com 49 núcleos, filiais e postos de atendimento espalhados nas cidades onde atua. Inclusive, possui um escritório próprio de exportação em Santos/SP e o Complexo Industrial e de Armazenagem Japy. Outrossim, a Torrefação, bem como usinas de preparo e demais armazéns, além do Núcleo de Educação Ambiental – NEA.

Modelo de negócio

De acordo com o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, o cooperativismo é um modelo de negócio de muito sucesso.

“Em nossa cooperativa, alcançamos resultados que demonstram a força e a representatividade do café brasileiro. Conquistamos o mercado interno e avançamos cada vez mais no mercado externo ao exportar para mais de 50 países. Mesmo assim, mantemos nossos pés no chão, sempre de olho no futuro e no desenvolvimento dos nossos cooperados e colaboradores”, afirma.

Conquistas recentes

Dentre as diversas conquistas da Cooxupé, uma delas foi ter ficado entre as 100 maiores empresas do agronegócio no Brasil em 2023. Acima de tudo, o ranking é uma iniciativa da revista Forbes. A cooperativa ficou na 26ª colocação.

Por outro lado, ficou entre as 50 melhores empresas do agro segundo a Globo Rural, também em 2023. Ou seja, no 19º Prêmio Melhores do Agronegócio, a cooperativa ficou em 16º lugar na categoria Capital Nacional. Em seguida, em 37º na categoria Ativo Nacional. E, ainda, em 48º na categoria Patrimônio Líquido. Já na Classificação Geral, a Cooxupé aparece na 33ª colocação.

Por fim, a Cooxupé também se destacou no Anuário 2023 do Cooperativismo Mineiro. Ou seja, conquistando o primeiro lugar entre as cooperativas do ramo agropecuário.

Crédito da foto: André Monteiro


Tags: