Encontro discute sobre práticas trabalhistas na cafeicultura

Encontro discute sobre práticas trabalhistas na cafeicultura

A Cooxupé recebeu, no dia 27 de março, a visita do superintendente do Ministério do Trabalho para diálogo sobre leis trabalhistas e segurança no campo

2 minutos de leitura

A Cooxupé recebeu na quinta-feira, 27 de março, o superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Carlos Calazans, para um diálogo sobre boas práticas trabalhistas na cafeicultura. De antemão, debateram questões sobre segurança no campo e aplicação da legislação trabalhista. Primordialmente, o encontro ocorreu no auditório da Matriz da cooperativa cafeeira, em Guaxupé/MG.

A reunião contou com a presença do presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, e do vice-presidente Osvaldo Bachião Filho. Sobretudo, participaram do encontro o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Mário Guilherme Perocco Ribeiro do Valle e o tenente Douglas Batista, da 79ª Cia. PM/MG. Além deles, o assessor do deputado estadual Luizinho, Antônio dos Reis, integrantes da superintendência, equipe da cooperativa e produtores rurais. Antes de mais nada, a notícia é do Jornal Jogo Sério.

A princípio, durante o diálogo, pontos importantes foram discutidos. Como a regularização de mão-de-obra para a safra e o cumprimento da legislação trabalhista. “Nessa região, a gente nota, de fato, a aplicação da legislação, mas é sempre importante se adequar. Temos novidades importantes. Como, por exemplo, que o trabalhador não perderá seus benefícios, como o Bolsa-Família, caso seja registrado na lavoura para a safra”, explicou Calazans.

Práticas trabalhistas na cafeicultura

Cooxupé recebeu a visita do superintendente do Ministério do Trabalho, no dia 27 de março (Foto: Divulgação)

Primeiramente, o presidente da cooperativa destacou a relevância do assunto e de campanhas que valorizem a humanização dos trabalhadores durante o período da colheita. “Para a Cooxupé é uma honra receber uma autoridade dessa grandeza e apresentar de forma transparente e digna como a nossa região trata os trabalhadores rurais. Para nós, esse é um tema de suma importância. Somos parceiros do governo nas campanhas de valorização da mão-de-obra e a humanização dos colaboradores”, externou Melo.

Em seguida, o presidente do Sindicado dos Produtores Rurais e conselheiro da cooperativa, Mário Guilherme Perocco Ribeiro, apontou a preocupação da categoria com a legislação. “Visito muitas propriedades em Guaxupé e constato o quanto todas estão bem regularizadas”, disse. Já o vice-presidente da Cooxupé, Osvaldo Bachião Filho, complementou a fala ao defender a relação de respeito entre patrão e empregado durante a colheita.

Segurança pública

Por fim, o tenente Batista abordou o tema de segurança pública. Ademais, enfatizou o trabalho contínuo da Polícia Militar de Minas Gerais em ocorrências distintas no campo. Inclusive, em seu discurso, o tenente trouxe questões sobre proteção do homem do campo. Bem como a importância da convivência harmônica entre os próprios trabalhadores rurais dentro de suas comunidades.

“É preciso haver uma boa conduta entre todos a fim de se conquistar um convívio tranquilo. Também quanto à proteção, a Polícia Militar mantém-se firme na luta contra a criminalidade, em favor dos moradores da zona rural”, assegurou o subcomandante da PM do sudoeste mineiro.

Visitas pela região

Em suma, além de Guaxupé, o superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Carlos Calazans, realizou diálogos sobre as práticas trabalhistas na cafeicultura com outras organizações em cidades da região.

Dessa forma, o representante do governo federal visitou Muzambinho, Nova Resende, Conceição Aparecida e Alfenas. Ele ainda fará encontros em outras localidades do Sul de Minas Gerais.