FEMAGRI: visitantes e expositores poderão calcular emissão de carbono para apoio de projetos ambientais

FEMAGRI: visitantes e expositores poderão calcular emissão de carbono para apoio de projetos ambientais

De forma voluntária, público poderá utilizar uma calculadora virtual que avalia os impactos do deslocamento até à feira e, assim, escolher projetos para a devida compensação

2 minutos de leitura

A FEMAGRI – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas da Cooxupé retorna para o calendário de eventos presenciais com o propósito de valorizar as iniciativas que trazem mínimos impactos ao meio ambiente.

E, de forma concreta e voluntária, visitantes e expositores poderão calcular o volume de carbono emitido durante o deslocamento para apoiar projetos de compensação ambiental auxiliados pela Eccaplan Consultoria, que é a desenvolvedora do programa.

Calculadora virtual

Os gases de efeito estufa agravam os impactos das mudanças climáticas. E, durante a FEMAGRI, o plano é que os visitantes e expositores calculem as emissões com base na distância percorrida e no meio de transporte para posterior compensação ambiental.

Entre as iniciativas oferecidas por meio da calculadora virtual, para futura compensação, estão projetos de preservação florestal, energia renovável e de uso da biomassa.

A calculadora virtual está hospedada na plataforma Carbon Fair.

A ferramenta, desde já, poderá auxiliar na compensação de carbono. Além de ser, a princípio, uma forma atrativa para que os usuários possam realizar o cálculo de suas emissões, incentivando o uso de energias limpas.

Agricultura regenerativa

A avaliação individual sobre o público presente está interligada, sobretudo, ao “Terrus Carbon Coffee”. Trata-se de um projeto de agricultura regenerativa, pioneiro no país, auditado com o padrão Carbon Fair Standard.

A proposta é implementar, em suma, um método desenvolvido pela empresa de tecnologia Quanticum, que utiliza magnetismo do solo para criar “zonas de manejo”.

Ou seja, criam-se áreas de características semelhantes. E, com base nisso, é elaborado um mapa de magnetismo que auxilia, portanto, na menor necessidade de amostragem.

De acordo com o desenvolvedor, esse recurso possibilita a recomendação exata de insumos e variedades para a área elevando, em conclusão, o potencial de armazenagem do carbono no solo.

A FEMAGRI ocorre nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, na Avenida Vereador Nelson Elias, no Japy, em Guaxupé/MG.


Tags: