Guia do café em português é lançado durante a SIC
Evento está acontecendo em Belo Horizonte, Minas Gerais, reunindo toda comunidade cafeeira
A Semana Internacional do Café (SIC), que ocorre até esta sexta-feira em Belo Horizonte (MG), foi palco do lançamento da 4ª edição do Guia do Café.
O material é considerado, dessa forma, o mais abrangente do mundo como fonte para o comércio internacional de café. A informação sobre a novidade está na edição do Conexão Safra.
Guia do Café
Desenvolvido pelo International Trade Center (ITC), por meio de sua iniciativa Alliances for Action, o guia em português teve, pois, a colaboração de mais de 70 especialistas e organizações do setor cafeeiro de todo o mundo.
O material contém, ainda, informações da semente à xícara, traçando um caminho para um futuro mais sustentável para a indústria.
E esta nova edição do Guia do Café atualiza, sobretudo, as tendências da última década. Especialmente em qualidade, digitalização, mudanças climáticas, finanças e risco e preferências do consumidor.
O conteúdo, também, apresenta dados recentes da indústria, sobre produção e consumo por segmento de qualidade do café (padrão, premium e especializado) em vez da classificação tradicional de dados arábica/robusta.
Ferramenta prática
O guia tem o objetivo de ser uma ferramenta prática para produtores, exportadores e demais interessados. Assim, seu acesso pode ser global e sem carregar. Contudo, o material foi desenvolvido, ainda, em inglês, francês e espanhol.
E dessa forma, a tradução foi facilitada graças ao apoio da Coordenadora Latino-Americana e do Caribe de Pequenos Produtores e Trabalhadores de Comercio Justo (Clac), Organização Internacional do Café (OIC) e, ainda, a Specialty Coffee Association (BSCA).
De acordo com Vanusia Nogueira, diretora executiva da OIC, trata-se de uma novidade positiva do setor. “Para a OIC, é muito importante ser incluído em iniciativas inclusivas. Do produtor ao consumidor, as pessoas precisam ser educadas. Para este guia, alteramos o nome e removemos a palavra ‘exportadores’. O guia é acessível a todos, em toda a cadeia de valor, e estamos orgulhosos em fazer parte disso”, destacou.
Por fim, João Mattos, diretor comercial da Clac, também exaltou a iniciativa. “A pandemia fez com que o setor cafeeiro questionasse sua forma tradicional de fazer negócios, criando desafios e oportunidades para os pequenos produtores. Os consumidores procuram agora produtos mais limpos e sustentáveis. À medida que os negócios recomeçam on-line, as cooperativas de pequenos agricultores estão agora explorando mercados que antes eram difíceis para eles acessarem”, enfatizou.