A cafeína estimula o crescimento do cabelo?

A cafeína estimula o crescimento do cabelo?

Cientista traz resposta a esta curiosa pergunta. Saiba mais!

2 minutos de leitura

Na internet há muitos vídeos e receitas caseiras de truques de beleza. Em alguns deles o café é um dos principais ingredientes. Mas, a dúvida é se realmente funciona. E você já parou e se perguntou se a cafeína estimula o crescimento do cabelo? Esta matéria divulgada pelo Terra te ajuda a descobrir!

De acordo com estudos, a cafeína presente no grão e no pó de café traz alguns benefícios aos fios desde que usada corretamente. Também revelaram que outros ativos presentes no extrato do café “apresentam propriedades extremamente benéficas para o estímulo fisiológico do ciclo capilar e o funcionamento folicular”. Conforme aponta a cientista Jackeline Alecrim.

As pesquisas realizadas na Universidade Lübeck, na Alemanha, mostraram que o uso tópico de fórmulas contendo cafeína, no couro cabeludo, estimulou o crescimento dos fios de maneira significativa. É importante entender que não é só aplicar café no cabelo que ele vai crescer. É preciso, portanto, investir em formulações seguras, que seguem os níveis e porcentagens ideais para cada ativo em sua composição.

E se eu misturar?

Misturar café no shampoo, condicionador ou máscara não mostra eficiência comprovada. Jackeline conta que “apesar de alguns fitoativos presentes no café apresentarem tais propriedades, os efeitos só são observados quando o produto for cientificamente laborado para que a concentração e o tamanho das moléculas estejam na apresentação correta, atravessando as barreiras do couro cabeludo e alcançando os folículos”.

A função com eficácia só é alcançada através do uso tópico do café. Ou seja, aplicando a loção ou o produto na raiz. “Não existem evidências científicas que relacionam o uso oral da cafeína aos efeitos [de crescimento], somente por meio da via folicular (localizada no couro cabeludo), considerada a mais rápida e efetiva”, explicou a cientista.

As misturas caseiras não têm eficácia comprovada e, também, podem causar alguns danos aos cabelos e ao couro cabeludo. Sendo assim, a cientista Jackeline Alecrim alertou que ao misturar grão ou pó em cosméticos, ou recorrer às misturas caseiras, não é uma boa ideia. Podendo resultar em obstrução no couro cabeludo, distúrbios de oleosidade e até mesmo queda capilar.


Tags: