Linha de fertilizantes Kafé tem fórmulas para cada fase da lavoura

Linha de fertilizantes Kafé tem fórmulas para cada fase da lavoura

Produtos têm composições adequadas para os diferentes momentos do cafeeiro e são distribuídos com exclusividade aos cooperados da Cooxupé

2 minutos de leitura

Com produtos adequados para cada fase da lavoura, a Cooxupé lançou, no ano passado, a linha de fertilizantes Kafé. Inicialmente, havia quatro fórmulas diferentes para Florada, Expansão, Granação e Pós-Colheita. Agora, tem uma novidade: o Kafé Vegetação, direcionado para lavouras em fase de formação, de renovação por poda ou que estão sem produção para este ano.

A princípio, as composições foram desenvolvidas pela equipe técnica da cooperativa em parceria com a empresa de fertilizantes All Plant, de Barretos/SP. Ademais, a linha de fertilizantes foliares é distribuída exclusivamente aos cooperados do Cooxupé.

Diferencial

De antemão, o principal diferencial técnico é que os produtos são completos e têm uma composição adequada para os diferentes momentos do cafeeiro. Isso de acordo com Eduardo Renê da Cruz, coordenador de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé.

“Assim como já está estabelecido na pecuária, por exemplo, em que animais recebem a nutrição adequada para cada fase de desenvolvimento, trazemos essa tecnologia para a cafeicultura. Levando, então, produtos diferenciados e adequados para cada fase da lavoura”, detalha.

Outro ponto importante é que a composição nutricional dos produtos foi baseada no histórico de análise de solo e folhas que a cooperativa tem de vários anos.

“Portanto, essa composição nutricional dos produtos atende à maioria das lavouras dos cooperados. Os diferenciais técnicos e a utilização correta da linha de fertilizantes Kafé vão contribuir, principalmente, para uma maior produtividade nas lavouras”, completa Eduardo.

Linha de fertilizantes Kafé

Por outro lado, Mário Ferraz de Araújo, gerente de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, diz que os produtos se diferenciam pela qualidade e pela eficiência com a planta.

“O principal objetivo do lançamento da linha Kafé é disponibilizar para o cooperado o que nós achamos que tem de melhor no mercado. Além disso, o cooperado precisa ter em mente que é um produto da cooperativa. Dessa forma, também é do cooperado. Nossos associados só encontram vantagens na linha Kafé. Seja na eficiência do produto, seja no resultado da Cooxupé em si, que reverte ou retorna para eles”, resume.

Desenvolvimento

Benedito Marcos da Silva, cooperado de Alpinópolis/MG, aprovou a linha de fertilizantes Kafé. “Tive uma experiência excelente na aplicação e minha lavoura respondeu muito bem. O desenvolvimento da planta foi útil. Trabalhei com a Florada, a Expansão e a Granação. A gente não teve problema com entupimento de bico e o manejo foi muito fácil. Agora está em um período difícil, de falta de chuva, mas a lavoura está com uma granação muito boa”, contou.

Por fim, outro diferencial desses fertilizantes foliares é a praticidade na sua utilização. Os produtos já contêm nutrientes, aminoácidos e bioestimulantes em sua formulação, proporcionando maior facilidade no preparo da calda. Ou seja, menos produtos para fazer a mistura. A dosagem também é simplificada, já que cada fórmula tem a dose recomendada de cinco litros por hectare.

“Antes, a gente precisava trabalhar com cinco, seis produtos diferentes. Com a linha Kafé, há um fertilizante para cada fase do cafeeiro. Assim, tem menos embalagens para guardar e descantar”, finaliza Benedito.

A seguir, confira o vídeo do Cooxupé em Foco sobre a linha de fertilizantes foliares Kafé.


Tags: