Instituto Agronômico recebe Medalha Nacional do Mérito Científico
Condecoração é a mais importante homenagem nas áreas científica e tecnológica no Brasil
A vice-diretora e pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Regina Célia de Matos Pires, recebeu a Medalha Nacional do Mérito Científico concedida à entidade. Antes de mais nada, a entrega aconteceu na quarta-feira, 12 de julho. Além disso, a homenagem foi realizada durante a solenidade da Ordem Nacional do Mérito Científico, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Medalha
Acima de tudo, o Conselho da Ordem Nacional do Mérito Científico, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, fez a indicação do IAC. Isso pela significativa contribuição da entidade para ciência, tecnologia e inovação nas áreas em que atua.
De acordo com Regina, a condecoração reflete a atuação e impactos gerados pela instituição à ciência, tecnologia e sociedade como um todo.
“Foi uma honra muito grande ao IAC receber a Medalha Nacional do Mérito Científico”, diz a vice-diretora do IAC, instituto de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).
Homenagem
Em suma, a Ordem Nacional do Mérito Científico foi instituída em 1993. É, portanto, a mais importante homenagem nas áreas científica e tecnológica no Brasil. Ou seja, a honraria destina-se a premiar personalidades nacionais e estrangeiras e instituições que se destacaram por sua contribuição ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação.
No evento, pois, divulgaram investimentos para as áreas nos próximos quatro anos. Ademais, oficializaram a retomada do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. Em outras palavras, o órgão faz assessoramento aos programas de ciência, que reúne membros da comunidade científica, sociedade civil e setor produtivo.
Por fim, no evento foram apresentados as áreas e os programas estratégicos. Assim, tendo como destaque o Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação para a segurança alimentar, a erradicação da fome e a inclusão socioprodutiva, dentre outros.
Pesquisa agrícola
Sobretudo, o IAC é a primeira instituição de pesquisa agrícola da América Latina, tendo comemorado, em 27 de junho, 136 anos de pesquisas ininterruptas.
Para saber mais sobre o recebimento da medalha e das atividades da entidade, clique aqui.