
Novo núcleo de inteligência vai impulsionar a cafeicultura brasileira
Iniciativa da Fundação Procafé e da C3 Consultoria e Pesquisa busca criar o maior e mais padronizado banco de dados do setor cafeeiro
A cafeicultura brasileira ganha um reforço estratégico com o lançamento do Núcleo de Inteligência para o fortalecimento da Cafeicultura (NIFC). Primeiramente, uma iniciativa da Procafé e da C3 Consultoria que promete transformar a produção cafeeira no país. O objetivo é criar o maior e mais padronizado banco de dados do setor. Fornecendo, assim, informações precisas para impulsionar produtividade, eficiência e sustentabilidade nas lavouras.
Um dos grandes destaques do NIFC é o programa “A Maior de Todas as Produtividades”. Que avaliará, inclusive, o desempenho de lavouras em diferentes regiões e sistemas de cultivo. Por meio de métricas padronizadas, o programa permitirá a geração de dados confiáveis. Dessa forma, auxiliando na tomada de decisão e na implementação de técnicas mais modernas e eficientes.
Núcleo de inteligência
Aliás, o NIFC nasce como uma força-tarefa que une produtores, consultores, instituições e empresas do setor para compartilhar conhecimento e elevar o padrão da cafeicultura nacional. De acordo com João Marcelo Oliveira de Aguiar, superintendente executivo da Fundação Procafé, o núcleo trará uma nova perspectiva para o setor.
“Queremos que os cafeicultores tenham acesso a dados concretos que permitam otimizar a gestão de suas lavouras. Com informações precisas, será possível aprimorar estratégias de manejo e aumentar a produtividade de forma sustentável”, explica.
Inscrição
O programa é estruturado em categorias específicas, permitindo a análise detalhada de diferentes realidades produtivas. Para participar, em primeiro lugar, os cafeicultores podem se inscrever com o apoio de consultores e empresas do setor.
As inscrições estarão abertas até o dia 24 de abril, através do site oficial do NIFC, clicando aqui.
Durante o programa, pois, será feita a coleta e análise de informações sobre as lavouras participantes. Promovendo, nesse sentido, a troca de conhecimento e melhores práticas entre os envolvidos.
Banco de dados robusto
Com a construção de um banco de dados extenso, afinal, o Programa permitirá a produção de benchmarks, estudos e recomendações técnicas personalizadas para diferentes realidades produtivas. A auditoria rigorosa e o acompanhamento in loco garantirão a confiabilidade das informações coletadas.
Por outro lado, o NIFC também atuará como um hub de conhecimento, promovendo encontros anuais e reunindo especialistas de diversas áreas. Um conselho de pesquisadores avaliará os dados gerados, divulgando relatórios que trarão insights valiosos para o setor.
Oportunidade
Para Rodrigo Ticle, diretor da C3 Consultoria e Pesquisa, essa é uma oportunidade única para a cafeicultura brasileira.
“Nossa expectativa é que o NIFC eleve ainda mais o padrão da cafeicultura nacional., consolidando o Brasil como referência mundial. O setor tem muito a ganhar com a padronização das informações e com a disseminação de boas práticas”, destaca.
Em síntese, o lançamento do Núcleo de Inteligência representa um marco para a cafeicultura, promovendo mais eficiência, rentabilidade e sustentabilidade para o setor.
Portanto, para acompanhar as novidades e saber mais sobre o programa, acesse o site oficial, clicando aqui. Mais informações pelo Whats App (34) 9710-7716.