Rio de Janeiro e São Paulo recebem exposições sobre café

Rio de Janeiro e São Paulo recebem exposições sobre café

Relevância do grão e suas curiosidades serão mostradas nas duas capitais durante o mês de fevereiro; saiba quando e onde visitar

2 minutos de leitura

Para exaltar a importância desse grão em nosso dia a dia, e também contar suas curiosidades, Rio de Janeiro e São Paulo recebem exposições sobre café. De antemão, as duas capitais trazem obras de arte que revelam como a bebida faz parte da história e da economia. Inclusive, as mostras são gratuitas. A informação é da Revista Espresso.

Exposições sobre café

Em primeiro lugar, até o dia 22 de fevereiro, o Polo Cultural ItalianoRio, na capital fluminense, recebe a exposição gratuita “Café Através dos Sentidos”. O espaço está localizado na Avenida Presidente Antônio Carlos, 40, no Centro do Rio.

A experiência imersiva, acima de tudo, busca fazer com que o visitante explore os sentidos através de vídeos e itens em exposição. Que vão desde a produção, como grãos de café, até informações sobre o tradicional espresso italiano. Além ainda dos utensílios históricos utilizados na cerimônia do café na Etiópia.

Destaque no Rio

Um dos destaques da mostra no Rio de Janeiro é a reprodução da pintura “Colheita de café” (1958), de Cândido Portinari. Sobretudo, a obra retrata uma cena de trabalho nos cafezais. Especialmente no dia 20 de fevereiro, a exposição recebe João Cândido Portinari, filho do artista.

Ele fará uma palestra sobre a relação de seu pai com o grão, esmiuçando a arte e as culturas brasileira e italiana.

Em São Paulo

Mostra em São Paulo aborda evolução do design e tecnologia nos artefatos de café

Por outro lado, a exposição “Passione Italiana: l’arte dell’espresso”, em São Paulo, começa no dia 21 de fevereiro. O evento será realizado no Museu da Imigração, na Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca.

A mostra aborda a evolução do design e da tecnologia dos artefatos de café. Relacionando, primordialmente, os itens à imigração italiana para o Brasil. Aliás, a exposição já esteve no Museu do Café, em Santos, e reúne 60 máquinas para uso doméstico e profissional, além de um acervo de xícaras.

Crédito fotos: Reprodução/Revista Espresso