
Brasil amplia participação no mercado de café do Oriente Médio
Empresários do “Brazil. The Coffee Nation” realizaram US$ 48,6 milhões em negócios em Dubai e podem fechar mais US$ 143,1 mi até 2026
O Oriente Médio é um tradicional parceiro dos cafés do Brasil. E, nos últimos anos, com o olhar mais voltado ao produto especial, vem ampliando suas aquisições. Em 2024, por exemplo, esse conglomerado de países importou 3,266 milhões de sacas de 60 kg do fruto nacional. Assim, gerando uma receita cambial de US$ 820 milhões. Antes de mais nada, esses montantes implicam crescimentos de 22% em volume e de 47,4% em receita, na comparação com 2023. Isso de acordo com dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).
Cientes dessa evolução, empresários brasileiros do setor de cafés especiais seguem intensificando networking e negócios com clientes e investidores desse segmento no Oriente Médio e regiões vizinhas.
Oriente Médio
De antemão, de 10 a 12 de fevereiro, 23 empresas realizaram 665 contatos comerciais, sendo 444 novos, na World of Coffee Dubai 2025, nos Emirados Árabes Unidos. Tudo isso rendeu US$ 48,606 milhões em negócios presenciais e a possibilidade de mais US$ 143,083 mi até o evento de 2026. Podendo elevar o total para US$ 191,689 milhões. Primeiramente, esses empresários fazem parte do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”. Que é desenvolvido em parceria pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Na edição de 2024, a delegação brasileira fechou transações comerciais de US$ 58,059 milhões. Sendo US$ 7,1 milhões presencialmente e US$ 50,959 milhões nos 12 meses subsequentes. Isso através de 389 contatos.
Agora, em comparação, o atual montante projetado pode representar um incremento de 230,2%. Ou seja, envolvendo as negociações dos cafés especiais do Brasil com importadores do Oriente Médio. Além de representantes de empresas de países de Europa e Ásia que estiverem na feira.
Evolução no consumo
A evolução do consumo de café no mundo árabe, principalmente dos especiais, foi diagnosticada pela BSCA em 2020. Isto é, quando participou da primeira edição do evento em Dubai, conta Vinicius Estrela, diretor executivo da entidade.
“É um crescimento constante e temos sidos cirúrgicos em mantermos nossa presença na feira. O que muito nos anima é que os árabes estão consumindo cada vez mais cafés especiais brasileiros. Foi mais uma oportunidade interessante para nossa delegação, composta por cooperativas, produtores, exportadores, entre outros, acompanhar essa apoteose de busca por nossos cafés especiais”, revela.
Inclusive, o executivo completa que a performance do consumo no Oriente Médio estimula o trabalho de promoção na região por parte de BSCA e ApexBrasil. Isso de forma que o país permaneça como destacado player no atendimento à crescente demanda local.
“Temos visto a multiplicação de cafeterias e grandes investimentos realizados por empresas e governos na cena do café especial por lá. O que contribui para que o Oriente Médio se consolide como ponto focal das principais cadeias internacionais do setor. Fomentando, dessa forma, o surgimento de muitos operadores no local e transformando Dubai, além de indicador de comportamentos culturais devido a sua modernidade, em um hub global. Isso com multinacionais locais adquirindo o café para reexportação”, analisa.
Estande
Em suma, a participação brasileira na World of Coffee Dubai 2025 contou com um estande. No local, houve village para exposição de cafés especiais das empresas participantes. Além de sala de cupping, que realizou oito sessões de degustação com bebidas elaboradas pelo produto especial cultivado em diversas regiões produtoras do Brasil.
Além disso, teve uma sala de reuniões e negócios. E, ainda, um brew e espresso bar, que apresentou a iniciativa Destaques BSCA, a qual apresentou cafés especiais com a certificação de rastreabilidade da Associação. Ou seja, com pontuação superior a 88 pontos na escala de qualidade de 0 a 100. Reforçando o compromisso da entidade com a excelência e a transparência na cadeia produtiva.
World of Coffee Dubai
A quarta edição da feira, organizada pela DXB Live em colaboração com a Specialty Coffee Association (SCA), teve público superior a 13,5 mil pessoas. Ademais, contou com a presença de 1.650 marcas e 320 expositores internacionais, de mais de 50 países.
Atualmente, a World of Coffee Dubai é um centro internacional relevante, reunindo partes interessadas de todos os segmentos da cadeia produtiva mundial. Principalmente do Oriente Médio, Europa e Ásia, e promovendo valioso networking. Por fim, a quinta edição da exposição está prevista para 18 a 20 de janeiro de 2026.
Crédito foto: Divulgação