O que leva alguém a beber café com sal?
Confira a reportagem para saber mais sobre essa bebida inusitada
No Brasil, existem diversas formas de beber o cafezinho. Inclusive, no Hub do Café sempre trazemos dicas para elaborar receitas e sair da rotina. E, sempre, são receitas mais adocicadas incrementadas, por exemplo, com leite, sorvete, chantilly, especiarias, cacau ou chocolate. Mas, curiosamente, há uma outra forma de consumo que é bem diferente: café com sal. Já pensou?
E se, afinal, você está se perguntando o porquê da bebida à base de sal, então, confira essa matéria do Escola Educação.
Café com sal
A princípio, a maioria das pessoas que recorre a essa mistura inusitada o faz pensando, especialmente, em ter mais energia.
Ou seja, geralmente são atletas e praticantes de algum esporte que recorrem à bebida.
De acordo com eles, ao misturar o café com o sal é possível potencializar a absorção da energia que a bebida oferece, o que ajuda bastante na hora de realizar o treino.
E esse raciocínio faz sentido, sobretudo, porque a mistura possui grande concentração de potássio e magnésio.
Dessa forma, ajudará a reabastecer o corpo de energia necessária.
E os especialistas atestam que beber café com sal será um ótimo pós-treino, principalmente, para recuperar as energias gastas.
Outra vantagem, contudo, é que a mistura com sal pode ser uma aliada na perda de peso, já que a quantidade de calorias na bebida acaba sendo menor.
Intensidade no sabor
Outro fator, desde já, que leva algumas pessoas a optarem pelo sal é devido ao sabor.
O sal consegue cortar o amargo do café e, assim, ajuda a intensificar o sabor original do grão, o que deixa a bebida mais saborosa.
Inclusive, ao adicionar açúcar no café o efeito é o contrário, ou seja, intensifica-se o amargo no café.
Todavia, o consumidor deve, antes de mais nada, atentar-se à quantidade de sal no café. Isso porque o objetivo será tornar a bebida mais adocicada e não salgada. E, em suma, apenas uma pitada de sal já será o suficiente para deixar o sabor do café mais intenso.