Café como pré-treino é considerado estimulante natural

Café como pré-treino é considerado estimulante natural

Nutricionista diz que café aumenta energia se tomado antes da prática de exercícios físicos

2 minutos de leitura

O café é uma bebida muito saborosa, mas vai muito além de sabor. Ele traz muitos benefícios ao organismo do ser humano. De acordo com informações do Portal Estado de Minas, a nutricionista clínica Thalia Gutierrez destaca os efeitos do café como estimulante natural, antes da prática de exercícios físicos.

De acordo com ela, no pré-treino aliado aos alimentos que dão energia, deve-se consumir algo rico em proteínas que auxilie no ganho de massa.

Estimulante natural

Ela destaca, ainda, que “a cafeína é um termogênico, ou seja, ajuda no gasto calórico, aumenta a energia durante os exercícios, minimiza a fadiga e auxilia na perda de gordura. Além disso, é isenta de calorias e tem excelentes vitaminas e minerais. Assim, pode ser considerada fonte de antioxidantes, essencial para aumentar a imunidade e manter o organismo em bom funcionamento”, diz à reportagem.

Existem diversas fontes de proteína, mas no pré-treino a nutricionista indica o consumo de carne vermelha, frango, peixe, ovos, leite e derivados. Conforme Thalia Gutierrez, explica: “a junção do café e da proteína pode, sim, melhorar a performance, aumentando a energia durante o treino, a concentração para fazer os exercícios, retardando a fadiga, melhorando o aporte de nutrientes nos músculos, estimulando o gasto energético, ajudando na queima de gorduras e reforçando o sistema imune”, garante, sugerindo o consumo pelo menos 30 minutos antes da prática de atividades físicas.

Sem excessos

A nutricionista alerta que nenhum alimento pode ser consumido em excesso, pois pode ser prejudicial à saúde. Neste caso, tomar café em exagero pode causar insônia crônica, taquicardia, alterações no sistema nervoso, hipertensão arterial e crises de ansiedade. A proteína em demasia pode sobrecarregar os rins, ocasionar problemas no fígado, aumentar o risco de doenças cardiovasculares e acelerar possíveis doenças renais.

Recomenda-se a busca de um profissional nutricionista para implementar em sua rotina essas mudanças. Após a avaliação, ele poderá inserir um pré-treino qualitativo à sua alimentação, como pão integral (carboidrato), ovos mexidos (proteína), castanhas (lipídios) e café com leite (termogênico proteína).


Tags: