Passar café no cabelo faz ele crescer? Conheça mitos e verdades

Passar café no cabelo faz ele crescer? Conheça mitos e verdades

Cafeína presente na bebida pode estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo; confira outros benefícios

3 minutos de leitura

É muito comum ter dúvidas sobre se pode ou não passar café no cabelo. Afinal, além de ser uma bebida deliciosa, também é conhecida por trazer benefícios para a saúde e a beleza. Entretanto, existem mitos e verdades a respeito do impacto dele nos fios. A seguir, confira as sete principais dúvidas em relação ao uso de café no cabelo. Conforme publicaram no blog Bicafé Brasil.

1. Café no cabelo ajuda no crescimento dos fios?

Antes de mais nada, uma das principais dúvidas em relação ao café no cabelo é se o seu uso pode ajudar no crescimento dos fios. Pois, acredita-se que a cafeína presente estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo. O que, por sua vez, faz os cabelos crescerem mais rápido.

No entanto, ainda não há estudos científicos suficientes para provar essa teoria. Isso porque o crescimento do cabelo é determinado mais por fatores genéticos e hormonais. Além disso, o couro cabeludo é um ambiente de pouca absorção de substâncias externas.

2. O café pode aumentar a queda de cabelo?

De antemão, outro mito comum é o de que aplicar a bebida nos fios ou mesmo o seu consumo pode aumentar a queda deles. De fato, algumas pessoas acreditam que a cafeína faz mal e pode causar desequilíbrio hormonal. Com isso, haveria uma maior perda de cabelo.

Mais uma vez, não há estudos científicos que comprovem essa relação direta entre o consumo do cafezinho e a queda capilar. Desse modo, perda de cabelo está mais associada a fatores genéticos, de envelhecimento. Além de alterações hormonais, estresse e outras doenças.

Dessa forma, embora o café não influencie de forma significativa no crescimento ou na queda de cabelo, ele pode ter alguns benefícios estéticos. A máscara facial com esse ativo natural, por exemplo, é uma opção para cuidar da aparência do rosto.

3. Quais são os benefícios de aplicar café no cabelo?

Primeiramente, aplicar café no cabelo pode ajudar a fortalecê-lo. Tornando-o, assim, mais resistente à quebra. Isso porque a cafeína também estimula os folículos capilares e melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo. Por isso, pode manter os cabelos saudáveis.

Ademais, a bebida pode servir como um corante natural para os fios, escurecendo-os suavemente. Especialmente quando utilizado como enxágue final após a lavagem.

Nesse sentido, o método é popularmente conhecido como “café para escurecer o cabelo”. E pode dar uma tonalidade mais escura e brilhante às madeixas.

4. Vantagens de incluir o café na rotina capilar

Por outro lado, mais vantagem da bebida na rotina capilar é a sua ação antioxidante. Assim, possui abundância de antioxidantes, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no cabelo.

Desde já, os radicais livres podem danificar os fios, deixá-los fracos, quebradiços e sem brilho.

Portanto, o uso de produtos capilares à base de café pode neutralizar esses danos e manter o cabelo saudável.

Mesmo assim, a recomendação é o uso de produtos específicos com a bebida de forma moderada. E, sobretudo, sempre combinados com uma rotina de cuidados capilares adequada. A princípio, é importante consultar um profissional de saúde ou dermatologista em caso de dúvidas.

5. Para quem é indicado hidratar e fortalecer o cabelo com café?

A hidratação e fortalecimento do cabelo com café é indicado para vários tipos de fios. Apenas loiras e ruivas precisam ter cuidado.

Para quem tem os cabelos cacheados, por outro lado, esta hidratação é ainda mais recomendada. Pois traz brilho, maciez e leveza. Dessa forma, é ótimo para quem gosta dos fios com bastante volume.

Assim, para cabelos pretos, o café tem um efeito tonalizante. Por isso, a hidratação dá a impressão de ter escurecido os fios. Bem como, oferece um brilho mais intenso.

6. Qual é o impacto do café no cabelo?

Embora o cafezinho nos fios tenha algum impacto pequeno no crescimento dos fios, ele pode ter um uso benéfico como um fortalecedor capilar. Além disso, como corante natural e também como agente antioxidante.

Em outras palavras, é preciso usar com moderação. Desse modo, a bebida pode ser incluída como parte de uma rotina de cuidados capilares. Porém, não deve ser tida como uma solução para problemas mais graves.

7. Quais são as outras vantagens do café para a estética?

Em suma, vale lembrar que a cafeína presente no café ajuda a reduzir a celulite. Isso porque ela tem ação lipolítica na pele. Ademais, tanto o café em grãos quanto o moído agem como esfoliante.

Afinal, ele quebra as moléculas de gordura que compõem a celulite, reduzindo o volume adiposo. Por fim, faça um esfoliante com café e aplique com massagens circulares na área afetada.


Tags: