Casal transforma paixão por viagens em um café instagramável
Estabelecimento, no sul do Brasil, reproduz cenários visitados pelos donos
Cerca de seis anos atrás, o casal de viajantes Diogo Fernandes e Robson Franzoi inauguraram uma cafeteria instagramável em Curitiba/PR.
E ela foi inspirada, especialmente, nas muitas viagens pelo país e exterior que os dois fizeram em busca de inspirações, como mostra o portal UOL.
Paixão por viagens
Diogo conta que, a princípio, tudo começou quando ele saiu da multinacional em que trabalhava.
Assim, aproveitou o dinheiro que tinha recebido para colocar em prática a ideia de uma cafeteria.
“Eu já tinha essa vontade de abrir um café. Decidi investir e chamei o Robson para juntar café com viagem, aproveitando todo conhecimento que ele já tinha de viagem com a experiência que a gente estava adquirindo com café”.
E complementa: “Tendo isso em mente e como bom curioso que sou, aproveitei minha última passagem pela capital paranaense em novembro, durante a Parada da Diversidade, para conhecer de perto a história da cafeteria que se tornou uma das minhas favoritas ao longo destes anos”.
Menu e decoração internacional
Desse modo, do clássico Cappuccino do Viajante (cappuccino italiano com chocolate belga) a itens e desenhos temáticos, o café reproduz, antes de tudo, diferentes cenários.
Então, há xícaras trazidas da Bélgica e cardápios com elementos de várias partes do mundo. E tudo, sempre, é atualizado conforme aumenta a quantidade de carimbos no passaporte do casal.
É o caso da limonada de coco, por exemplo, que foi incorporada ao menu depois de uma viagem à Colômbia.
Arquitetura Instagramável
A arquitetura urbana e jovem e a decoração minuciosa traduzem, também, o espírito de quem gosta de viajar.
Logo na entrada há um cantinho inspirado em Paris. Ele conta com namoradeira e pequenos espelhos franceses.
Na sequência, logo em frente, há poltronas inglesas que marcam paradas da viagem de inspiração pela Europa.
Há, ainda, um sino trazido da cidade holandesa Zaanse Schans que decora uma das paredes.
Inclusive, ele era tocado no período de inauguração para anunciar novas fornadas de pão de queijo.
“A gente viu esse sino em uma loja lá e pensou que seria maravilhoso ter um sino holandês antigo, cheio de história no café. Vimos, nos encantamos e decidimos comprar”, contou Robson.
Todavia, as referências da cafeteria não se restringem apenas a essa viagem pela Europa.
O bar tem estilo inspirado nos EUA. Já o banheiro, porém, reúne as cores e a diversidade do Brasil com flores e pequenas caixas de feira.
Nesse contexto, a boutique, feita com madeira de demolição, remete ao clima de fazenda. E isso, particularmente, está na memória afetiva de Diogo, que lembra da infância ao lado da avó.
Semelhantemente, o jardim, que fica nos fundos da cafeteria, é inspirado em Chefchaouen, a “cidade azul” do Marrocos.
O local, sobretudo, serve de cenário para muitos cliques de visitantes e têm ajudado a aumentar a presença do próprio café nas redes sociais.
Como resultado, são quase 50 mil seguidores nas redes sociais e um vídeo do jardim que, atualmente, conta com mais de 900 mil visualizações.
Blog de viagem e negócio em família
A pegada instagramável não é à toa. O nome da cafeteria, Café do Viajante, deriva do blog Um Viajante que, em síntese, Robson comanda desde 2011.
E, assim, com um olhar profissional e sensível para imagens e vídeos, o blogueiro assina as fotos que decoram as paredes do café.
No entanto, o trabalho é em conjunto e quem cuida do perfil da cafeteria é o Diogo.
Dessa forma, o relacionamento vive os desafios de qualquer casal que decide trabalhar junto.
“A gente fez terapia”, brinca Robson, que conheceu o parceiro de vida e negócios após sua primeira visita ao Deserto do Atacama, no Chile, em 2014, quando Diogo o procurou para pegar dicas sobre o destino.
Dessa forma, dois anos e muitas viagens depois, o Café do Viajante é uma realidade de sucesso e bastante frequentada, como comemora Diogo.
“Quando a gente voltou da viagem pela Europa, o café já estava pronto na nossa cabeça e o roteiro que fizemos nas cafeterias em São Paulo reafirmou o que já imaginávamos, de que estávamos trazendo um conceito único para o Brasil”.
Planos futuros: alegria para viajantes
Em breve, afinal, esse conceito deve alcançar um outro patamar devido a novos planos profissionais.
Mesmo sem dar muitos detalhes, o casal confessa que pretende expandir o espaço em Curitiba e, inclusive, a marca em si.
Por fim, eles também se preparam para ter uma torrefação própria em 2023.
Hoje, a cafeteria já comercializa seu próprio café com torrefação terceirizada. Em breve, em conclusão, o plano é reunir mais etapas, como projeta Robson.
“Agora, nós vamos torrar nosso próprio café, vamos atrás dos grãos com os quais queremos trabalhar e poderemos trabalhar com vários tipos, se aprofundar mais no café em si e vender café para o Brasil todo”, conclui ele.