Como usar a prensa francesa

Como usar a prensa francesa

Aprenda sobre o método que extrai o café por meio da infusão

6 minutos de leitura

O preparo de um bom café pode seguir diferentes métodos. E um deles é a prensa francesa, equipamento no qual, após a mistura da água com o pó, usa-se um êmbolo (com uma tela de inox na ponta) para fazer a separação, extraindo, assim, o máximo de sabor da bebida. 

E como a prensa francesa tem muita história e ajuda no preparo de um excelente café, saiba como ela surgiu e, também, conheça alguns dos diferentes modelos à disposição no mercado. 

O que é prensa francesa?

Nada de filtro de papel e nem energia elétrica. Para usar a prensa francesa você precisa, primeiramente, do básico: pó de café e água quente, que serão deixados em infusão e depois separados, com a ajuda de uma prensa.

De acordo com o barista da Cooxupé, Eder Ferreira Delfino, não tem segredo para usar. “Podemos dizer que esse é um dos métodos mais simples, se não for o mais simples”, diz.

E como o nome sugere, a cafeteira francesa surgiu na França. Foi patenteada, inicialmente, em 1852. E esse modelo contava, basicamente, com um recipiente cilíndrico e uma haste com o filtro conectada na ponta. E, ao baixar a haste, o café filtrado fluía para a parte de cima.

Mas, ao longo dos anos, muitas adaptações foram pensadas. Uma delas se baseia em uma invenção italiana, patenteada em 1929 por Attilio Calimani. Atualmente, a versão mais famosa e que popularizou a prensa francesa data de 1958 e foi patenteada por Faliero Bondani.

Qual café usar na prensa francesa?

Essa parte é essencial, pois, como você fará a filtragem com o uso de uma prensa, terá que usar um café de moagem mais grossa. Ou seja, o ideal é moer o grão em casa, como explica o barista da Cooxupé.

“Como todos os preparos, no caso da French press a moagem também é específica. E nesse caso recomendamos uma granulometria mais grossa, pois o pó muito fino pode entupir o filtro da prensa”, aconselha.

E como a tela em inox permite a entrada de óleos e gorduras o ideal, sempre, é usar grãos de qualidade superior, que garantam uma experiência diferenciada.

Como fazer café na prensa francesa?

O processo de preparação da bebida é simples. De início, calcule todos os ingredientes, lembrando que para 100 ml de água o indicado é usar 10 ml de pó (o equivalente a uma colher de sopa).

Depois, esquente a água até começar a borbulhar (entre 92 e 96º). No entanto, segundo Delfino, parte dessa água será para escaldar a prensa. “É necessário que se escalde a base de vidro. Esse processo mantém a temperatura da bebida depois de pronta por mais tempo”.

Após essa primeira água ser dispensada, coloque o café em pó (de moagem grossa) no fundo do recipiente. E, depois, coloque a água aos poucos e misture delicadamente, deixando agir por 2 a 4 minutos, no máximo. Na sequência, desça o êmbolo, separando o café filtrado do pó que ficará no fundo do recipiente e, assim, a bebida irá emergir, estando pronta para beber.

Cafeteira Italiana X Prensa Francesa. Quais as diferenças?

Como falamos, a prensa francesa extrai, portanto, todo o sabor do café por meio de uma infusão, que permite a extração das gorduras, propriedades do grão e, também, óleos essenciais.

E uma outra forma de preparar café que tem ganhado muitos adeptos é a cafeteira italiana. Ela se assemelha a um pequeno bule e é dividida em três partes: Um recipiente inferior, onde é colocada a água. Um funil metálico, onde o pó é depositado. E, por fim, um recipiente superior onde a bebida é coletada.

Para preparar o café é preciso que a água do recipiente inferior comece a esquentar. Desse modo, à medida em que a pressão aumenta, o café irá se expandir, gradualmente, criando ainda mais pressão.

E, então, quando o café estiver completamente saturado de água, a água continua a ferver e atinge o recipiente superior através do funil. Como deu para perceber, a cafeteira italiana é de fácil uso, contudo também precisa de uma torra mais grossa. Além disso, o pó não pode ser apertado no funil, o que dificulta a pressão fazendo, sobretudo, o café sair amargo.

Como escolher uma prensa francesa

O mercado tem uma infinidade de opções de cafeteiras francesas. Algumas mais simples e baratas, outras diferenciadas e mais caras. E, de início, é bom se atentar a dois aspectos, fundamentalmente: a qualidade e a capacidade. Vamos explicar.

  • Qualidade: existem prensas francesas de plástico, vidro e de inox. Antes de decidir, tenha em mente que o plástico pode interferir no sabor, afetando toda a experiência. Já a cafeteira de inox é resistente, mas não é possível ver o interior, enquanto a de vidro é fiel ao sabor, mas um pouco mais frágil.
  • Capacidade: tamanhos existem os mais diversos. Sendo assim, há no mercado opções das mais variadas. E, em média, para duas pessoas, a prensa francesa de 500 ml é a mais procurada. Contudo, há desde cafeteiras para uma pessoa, até as maiores, tamanho família.

Principais modelos de prensa francesa

Prensa francesa Stanley (1,4 L com isolamento duplo à vácuo)

A prensa francesa da marca Stanley com isolamento duplo é um dos melhores modelos quando se trata de resistência e praticidade. Se você está procurando pela melhor prensa francesa do mercado, analise esse modelo, pois além dessas qualidades é um produto completo.

Feita em aço inoxidável, possui duas camadas de aço 18/10 que são livres de BPA para proporcionar um maior isolamento. Isso tudo permite que você consiga beber seu café quente ao longo de 4 horas.

Além disso, esse produto conta com uma alta capacidade quando comparado com as outras prensas, logo consegue armazenar até 1,4L de bebida. E se você ama bebidas geladas, você vai desfrutar de sucos gelados, pois essa prensa consegue mantê-los gelados durante 9 horas.

Secura Cafeteira French Press

Essa prensa de café da Secura é, portanto, para quem busca equilíbrio entre custo e qualidade. Dessa forma, se você está buscando um produto que tenha uma boa durabilidade, além de um design discreto, analise esse produto.

Essa prensa francesa foi desenvolvida 100% em aço inoxidável, logo é livre de BPA, um tipo de plástico que faz mal à saúde humana. Como também, o filtro foi fabricado em aço inoxidável tendo 3 camadas e prende o menor pó de café. Sua tela é fácil de desmontar e de limpar e, ainda, vem acompanhada de 2 telas extras de aço inoxidável.

Por ser na cor preta, com design discreto, essa prensa francesa é perfeita para usar em ocasiões especiais.

Prensa francesa Cafeteira Bialetti (1L)

Você quer comprar uma prensa francesa para deixar sua cozinha mais bonita e que tenha um design ergonômico e confortável? Então, esse modelo da Bialetti é uma opção. Feita em vidro borossilicato e com um revestimento em aço inoxidável, você conseguirá ver o nível do café e saber quando precisa abastecê-la novamente.

Para que você não se queime, o cabo dessa prensa foi fabricado em nylon além de possuir um design ergonômico e confortável para quando você for servir suas visitas. Com capacidade para 1L de cafés de chás, você consegue servir até 8 xícaras de aproximadamente 125ml.

Possui um sistema de segurança por meio de uma válvula patenteada Bialetti.

Prensa Francesa 600ml – Mimo Style

Essa prensa francesa de 600 ml fabricada em vidro borossilicato é muito popular por suportar altas e baixas temperaturas (-20 °C a 180 °C). Com eficiência e qualidade comprovadas, essa prensa consegue armazenar até 350ml.

Embora tenha sido produzida em vidro borossilicato, mais forte e durável que o vidro convencional, para que você não queime suas mãos ela possui um revestimento e alça resistente feita de plástico. Dessa forma, esse acabamento deixa a prensa francesa mais elegante.

Ao usar esse produto você conseguirá que os óleos e sedimentos naturais cheguem até a sua xícara, isso porque o filtro de metal (tela bem fina) não absorve o óleo presente no café. Simples de usar e de limpar.

Café Superior Prima Qualitá

E, agora, que você conhece como é o funcionamento de uma prensa francesa, que preserva o sabor e aroma do café por manter os óleos presentes no grão, que tal escolher um café que ajude a tornar essa experiência ainda mais saborosa?

E a Cooxupé, sobretudo, tem uma linha de cafés pensados especialmente para métodos que exijam um café de moagem mais grossa. Ou mesmo café em grãos, que podem ser moídos pouco antes de preparar a bebida favorita.

Assim, uma dessas opções é o Café Superior Prima Qualitá 500 gramas moído, que possui um blend de grãos 100% arábica de sabor intenso e encorpado. E por fim, a outra é o Café Superior Prima Qualitá 500 gramas em grãos, composto por um blend equilibrado de cereja descascado e natural, que também é indicado, em suma, para o preparo do café por infusão.

Essas e outras opções podem ser encontradas clicando aqui.


Tags: