Como fazer café na cafeteira italiana?

Como fazer café na cafeteira italiana?

Aprenda o passo a passo do uso do famoso equipamento que proporciona, em casa, um espresso como na cafeteria

3 minutos de leitura

Mais conhecida como cafeteira italiana, a Moka Express foi lançada no mercado em 1933, pela empresa Bialetti. Acima de tudo, o equipamento se popularizou de tal forma que tornou-se um símbolo do design Italiano. O Hub do Café, pois, fez uma extensa pesquisa e entrevistou um barista. Tudo isso para você saber mais sobre a história do produto e aprender como fazer café na cafeteira italiana. Navegue pelo conteúdo pelos links a seguir:

Alfonso Bialetti

Em primeiro lugar, Alfonso Bialetti é o inventor do equipamento. A Moka Express revolucionou a forma de preparar a bebida, pois faz o café ao passar água fervida pressurizada e vapor pelo grão moído.

Antes de mais nada, ele teria criado a cafeteira inspirado pelo funcionamento de um tanque usado pelas mulheres na vila da Itália onde morava. Nesse sentido, a máquina distribuía água quente e sabão em um cesto com as roupas sujas através de um tubo central. Ou seja, a água em ebulição fazia pressão, subia até o tanque e escaldava os tecidos.

Assim, Alfonso criou a Moka Express, que faz o café seguindo os mesmos princípios dessa antiga máquina. Dessa forma, o pó é colocado na parte de baixo, a água levanta fervura e passa por um filtro que extrai a bebida.

Em suma, a cafeteira italiana é composta por coluna, coletor, filtro, borracha, funil, válvula de segurança e caldeira.

Cafeteira italiana Moka

Desde já, Alfonso batizou sua invenção com o nome Moka para homenagear Moca, uma cidade do Iêmen famosa por seus cafés diferenciados. De antemão, o design da cafeteira italiana representa a silhueta das mulheres da época.

Inicialmente, a empresa produzia o equipamento de modo artesanal e vendia apenas para o mercado local.

Entretanto, segundo o barista parceiro da Cooxupé, Éder Ferreira Delfino, a cafeteira se popularizou a partir de 1946. Foi quando o filho de Alfonso, Renato Bialetti, assumiu a empresa.

Primordialmente, ele acreditou no potencial do produto e passou a exportá-lo para o mundo todo. Para isso, em outras palavras, usava o slogan: “Em casa, um espresso como na cafeteria”.

Ademais, o homem bigodudo impresso até hoje na Moka Express original é Renato Bialetti. Por seu design arrojado e inovador, a máquina tornou-se um ícone e é exposta em vários museus pelo mundo por ser considerada um objeto de design. Dessa forma, a cafeteira está na Trienal de Milão, na Itália, e no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (Moma).

Modo de preparo

cafeteira italiana
Assim que o café começar a subir na sua cafeteira italiana, feche a tampa e pode desligar o fogo

Em suma, é importante entender como a cafeteira italiana funciona e como é o modo de preparo do seu cafezinho. Para isso, o barista Éder Ferreira Delfino informa o passo a passo:

  • A Moka Express é dividida em três partes: embaixo é onde colocamos a água; no meio fica o filtro, onde colocamos o pó; e, por último, tem a parte de cima, que recebe o café pronto;
  • Na parte debaixo da cafeteira, coloque água até abaixo da válvula de segurança;
  • Depois, no porta filtro, é preciso colocar a quantidade ideal de pó para cada equipamento. Conforme a quantidade de xícaras de café que a cafeteira faz;
  • Neste ponto, lembre-se de não compactar o café. Afinal, o pó pode entupir os furinhos do filtro;
  • Após colocar a água, o café e rosquear bem, leve a cafeteira italiana Moka ao fogo baixo. Além disso, deixe a tampa aberta até perceber que a bebida está ficando pronta;
  • Assim que o café começar a subir, feche a tampa e pode desligar o fogo. Afinal, já terá calor suficiente para fazer o restante da extração do café em poucos minutos.

Qual café usar na cafeteira italiana?

O ideal, de acordo com Éder, é usar um café fresco. Portanto, a moagem recomendada para esse método é um pouco mais grossa, com espessura de açúcar cristal. 

Café mais forte

Do mesmo modo, o barista explica que o café fica mais forte e saboroso pela extração na cafeteira italiana.

“Não tem a mesma pressão e consistência de uma máquina profissional. Mas, para quem busca um café em casa com características de um espresso, consegue tomar um maravilhoso café.  Tem até quem aumente a quantidade de pó de café e diminui a quantidade de água para deixar a bebida mais encorpada e intensa, lembrando ainda mais o café espresso”, orienta Éder.

Para conhecer esse e outros modelos da cafeteira italiana, e saber mais da história do equipamento, clique aqui.