Consumo de café segue em alta no Brasil, segundo ABIC

Consumo de café segue em alta no Brasil, segundo ABIC

Associação Brasileira da Indústria de Café divulga dados de consumo do produto entre janeiro e agosto deste ano

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No dia 1º de outubro é comemorado o Dia Internacional do Café. Acima de tudo, a data foi estabelecida em março de 2014, pela Organização Internacional do Café (OIC). E contou com o apoio de dezenas de associações ao redor do mundo ligadas ao setor cafeeiro. Entre elas, pois, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). Em primeiro lugar, a ocasião visa unificar as celebrações. A homenagem promove o consumo de cafés certificados em todo o mundo e, ainda, chama a atenção para o trabalho dos cafeicultores. Portanto, a ABIC aproveita para divulgar que o consumo de café segue em alta no Brasil.

Consumo de café

Motivos para celebrar não faltam. De acordo com dados da ABIC, gerados a partir de uma parceria com a Horus, empresa de inteligência de mercado que coleta mais de um milhão de notas fiscais mensalmente nos pontos de venda do varejo, houve um aumento de 0,90% nas vendas de janeiro a agosto deste ano. Isso se comparado com o mesmo período do ano passado.  De julho para agosto, entretanto, o acréscimo nas vendas foi de 4,82%.

Antes de mais nada, os dados por região brasileira apontam que o Sul e o Nordeste registraram, respectivamente, um crescimento nas vendas acumuladas nesses oito meses com aumentos de 5,89% e 1,87%.

Maior presença nas cestas de compras

De julho para agosto, o alimento também aumentou sua presença nos carrinhos de compra. Especialmente no atacarejo, com incidência 3,90% maior.

Ademais, todas as regiões do Brasil mostraram alta nesse aspecto, liderados pelo Nordeste, com 4,20% a mais. Seguido do Norte, aumento de 4%, e com o Sul em terceiro lugar, com 2,80% de acréscimo.

No mesmo período, pois, houve elevação do ticket médio. Liderado novamente pelo atacarejo, que em julho foi de 19%, e em agosto foi para 21%. Primordialmente, a região Sudeste apresentou o maior gasto por compra no mês, de 21,82%. Ou seja, um aumento de 2,24% em relação a julho.

Papel do Brasil

Para o presidente da ABIC, Pavel Cardoso, o Dia internacional do Café é ainda mais especial neste ano. Desde já, por conta do aniversário de 50 anos da Associação, cujas ações estimularam o consumo de qualidade no país.

Assim, ele destaca o importante papel que a cafeicultura brasileira exerce no mundo, responsável por 40% da produção mundial. Em 2023, o café gerou receita de mais de R$ 86 milhões, segundo o Cecafé. Entretanto, o executivo lembra que há desafios a serem superados.

“Precisamos trabalhar mais fortemente na exportação do nosso café não somente como grão cru. Mas, também, como produto acabado, com maior valor agregado no mercado. A ABIC tem se dedicado a esse ponto, preparando os industriais e unindo forças com os setores privado e público para a promoção do café brasileiro, criando oportunidades mundo afora”, ressalta.

Por fim, o presidente da ABIC reforça que toda a cadeia está convergida para essa pauta. Agindo, portanto, junto ao Governo Federal para impulsionar a boa imagem dos cafés do Brasil.