Cooxupé apresenta Protocolo Gerações em evento nos Estados Unidos

Cooxupé apresenta Protocolo Gerações em evento nos Estados Unidos

Em painel da Specialty Coffee Expo, em Chicago, analista ESG da cooperativa também discutiu o novo paradigma regulatório global

< 1 minuto de leitura

A Cooxupé participou da Specialty Coffee Expo durante os dias 12 a 14 de abril, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Antes de mais nada, é um dos principais eventos de café especiais no mundo. E é promovido pela Specialty Coffee Association (SCA). Além disso, a feira é reconhecida como a maior do setor cafeeiro nas Américas. Na ocasião, inclusive, apresentaram a Cooxupé e o Protocolo Gerações.

Specialty Coffee Expo

No dia 13 de abril, pois, a cooperativa participou de um painel com cinco representantes da área de diferentes países. Aliás, eles debateram estratégias de fornecimento sustentável com o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. E, ainda, como encontrar o sucesso dentro do novo paradigma regulatório global.

Protocolo Gerações

Em primeiro lugar, o anfitrião do painel foi Kevin Warner, diretor de Certificações e Estratégia ESG da SCS Global Services. Entre os painelistas estava Matheus Franco Severino, analista do Departamento ESG da Cooxupé.

Também participaram Jeisson Riaño, coordenador de Sustentabilidade da Expocafé Colômbia; Victoria Norman, diretora-executiva da SCS Standards. E, por fim, Dennis Macray, vice-presidente executivo de Operações da Portland Coffee Roasters.

“No painel, tivemos a oportunidade de apresentar a Cooxupé. E, pela primeira vez em um evento internacional fora do Brasil, apresentamos o Protocolo Gerações para os participantes da feira”, conta Matheus.

Regulações internacionais

O painel discutiu também o Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento. Além de outras novas regulamentações internacionais.

Em síntese, o representante da Colômbia apresentou o protocolo da Expocafé, implantado há seis meses. Já Dennis Macray, que é um dos criadores do CAFE Practices da Starbucks, falou dos desafios da implantação de programas de sustentabilidade. Em seguida, Victoria Norman abordou as novas regulamentações internacionais, especialmente a europeia. Que também foi comentada pelos outros painelistas.