Fertilizante Prospera traz diferenciais para a cafeicultura regenerativa
Linha exclusiva de produtos para cooperados da Cooxupé é uma escolha segura para garantir a saúde e a produtividade das plantações de café
A Cooxupé lançou uma linha de fertilizantes de solo exclusiva para seus cooperados. De antemão, o Fertilizante Prospera é uma escolha segura e inteligente para garantir a saúde e a produtividade das plantações. Além disso, os produtos atuam como mais uma ferramenta para a cafeicultura regenerativa.
Fertilizante Prospera
De acordo com Eduardo Renê da Cruz, coordenador de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, o fertilizante é diferenciado e o mais completo que tem no mercado atualmente. “Isso porque já vem com matéria orgânica, cálcio, magnésio, enxofre, boro, zinco, além do NPK, conforme a fórmula. Todos os produtos são completos”, explica.
O principal dessa marca da cooperativa é que possui uma matéria orgânica de qualidade superior. “É uma matéria orgânica de origem animal e vegetal. Sua composição é palha de café e esterco de gado. Pode ser de origem de compost barn ou de compostagem tradicional. Entretanto, sempre com essas duas matérias-primas que a gente considera que é o que tem de melhor para café”, ressalta Cruz.
Proteção dupla
Ademais, outro diferencial muito importante dessa linha é a questão da dupla proteção. Isso porque, além do suporte da matéria orgânica, tem também a proteção do nitrogênio através de NBPT. “Porque, na matéria-prima usada para o Prospera, a gente utiliza ureia protegida com NBPT. Além disso, o Prospera é um produto bem seco, então a umidade dele vem com no máximo 10%”, reforça o coordenador.
Por outro lado, dividem o fertilizante em duas linhas, Prospera Organic e Prospera Organic Max. Em primeiro lugar, o Organic Max tem mais diferenciais, como a adição de micro-organismos que atuam na solubilização de fósforo e na promoção de crescimento. E, além disso, o produto da linha Organic Max tem extrato de algas e adicionam aminoácidos na formulação.
“As fórmulas que temos disponíveis do Prospera são todas menos concentradas. Ou seja, elas levam mais matéria orgânica. Isso para garantir uma melhor proteção dos nutrientes. É mais uma ferramenta para a cafeicultura regenerativa”, avisa Cruz.
Em suma, o Prospera já está disponível nas lojas da Cooxupé e sua comercialização é exclusiva da cooperativa.
Desenvolvimento
Acima de tudo, pensaram e desenvolveram o fertilizante Prospera para atender à necessidade do cooperado da Cooxupé. É o que explica Leonardo Oliveira, analista de Desenvolvimento de Mercado da Terra de Cultivo.
“O grande diferencial do produto no campo é a sua formulação. Ele possui macro e micronutrientes, além de bioestimulantes, que vão atuar no solo para aumentar a disponibilidade e a absorção de nutrientes pela lavoura. Por ser um fertilizante biointeligente, não acidifica o solo e vai auxiliar o crescimento radicular. Além de proporcionar uma melhor retenção de água no solo. Com estiagens cada vez mais longas, utilizar um produto biointeligente que beneficia o solo juntamente com a cultura tende a ser o futuro”, resume.
Garantia de qualidade
Segundo Rodrigo Santos Souza, gestor de Qualidade e Meio Ambiente da Terra de Cultivo, o Prospera é um fertilizante premium. Inclusive, por ter matérias-primas de ponta em sua formulação. “O produto é totalmente acompanhado desde o seu recebimento na nossa empresa. E, dessa forma, só utilizamos a matéria-prima se ‘bater’ a garantia. Ou seja, precisamos garantir que o valor agronômico que o produtor compra é o valor agronômico que estamos entregando a ele”, detalha.
Para o cooperado Aníbal Alves de Azevedo, produtor Fazenda 3ª, o produto é muito fácil de ser usado. “É sequinho e a aplicação é ótima. Esse produto tem a fórmula certinha, com micronutrientes, boro, zinco, tem tudo. O adubo é completo”, conclui.
Abaixo, confira o vídeo Cooxupé em Foco sobre o Fertilizante Prospera.