Conheça os finalistas do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy 2023

Conheça os finalistas do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy 2023

Premiação acontece no dia 16 de novembro, em Nova Iorque; três produtores brasileiros estão entre os finalistas

2 minutos de leitura

A illycaffè anunciou os 27 finalistas que farão parte da 8ª edição do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy. Em primeiro lugar, batizaram o prêmio em homenagem ao filho do fundador da empresa, que celebra mais de três décadas de colaboração com produtores de café. A premiação, pois, do “Best of the Best” e do “Coffee Lovers’ Choice” será no dia 16 de novembro, em Nova Iorque. Antes de mais nada, o evento será realizado na Biblioteca Pública de Nova Iorque. A notícia foi divulgada na Revista Cafeicultura.

Ainda assim, durante o ano, os laboratórios de qualidade da illycaffè analisaram as amostras da safra 2022/2023 e selecionaram os melhores lotes e produtores. Isso com base nos parâmetros de qualidade e sustentabilidade da empresa.

Finalistas

Nesse sentido, os finalistas desta edição do prêmio são de nove países. Ou seja, Brasil, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda.

“Nossa missão é encantar os amantes do bem e da beleza em todo o mundo com o melhor café que a natureza pode oferecer, enriquecido com as melhores tecnologias e arte, e o Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy nos permite estimular a produção de um café cada vez melhor e sustentável”, comenta Andrea Illy, presidente da illycaffè.

Portanto, os 27 finalistas do Prêmio Internacional Ernesto Illy 2023, em ordem alfabética, são:

  • Brasil: Luis Manuel Ramos Fachada Martins da Silva, Raimundo Dimas Santana Filho e São Mateus Agropecuária
  • Costa Rica: CoopeelDos R.L., CoopeSabalito R.L. e Finca San Carlos
  • El Salvador: Finca Agua Caliente, Finca Monterrey e Finca San Rafael
  • Etiópia: Legesse Sherefa P.L.C. – Dawit Zerihun Kasahun Washing Station, Legesse Sherefa P.L.C. – Germa Adere Debele Washing Station e Tracon Trading P.L.C. – Guji Hambela Washing Station
  • Guatemala: Finca Buena Vista, Finca Danilandia e Pequeños Productores Santa Cruz Naranjo
  • Honduras: Finca Los Chagüites, Finca Mi Cafetal e Finca Santa Martha
  • Índia: Kogilehalla Estate, Nullore Estate e Woddaegooda Estate
  • Nicarágua: Finca San Antonio, Finca Zaragoza/Exportadora Atlantic e Proyecto LIFT Wiwilí
  • Ruanda: Kayumbu Coffee Washing Station, Mubuga Coffee Washing Station e Nyakabingo Coffee Washing Station

Classificação

Em suma, a divulgação da classificação de cada um dos nove países finalistas será no dia 16 de novembro, nas Nações Unidas, em Nova Iorque. Portanto, durante um encontro em que os produtores de café saberão quem conquistou o acesso à final do Ernesto Illy International Coffee Award 2023.

Dessa forma, as nove amostras de café finalistas serão avaliadas por um júri multidisciplinar independente de especialistas internacionais (chefs, jornalistas, provadores e profissionais). Ou seja, eles vão analisar as amostras e definir quem receberá o título de “Best of the Best”.

Por fim, os consumidores também serão convidados a provar os nove cafés finalistas. Por fim, eles vão poder expressar sua preferência por meio de uma série de degustações às cegas organizadas nas principais lojas da illy em todo o mundo nas semanas que antecedem a premiação. Ou seja, o café mais votado pelos consumidores ganhará o prêmio “Coffee Lovers’ Choice”.