Flávio Borém lança livro sobre pós-colheita de cafés especiais

Flávio Borém lança livro sobre pós-colheita de cafés especiais

Docente da UFLA é autor da obra, que busca oferecer entendimento claro desta etapa da produção do grão

2 minutos de leitura

Titular do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Prof. Dr. Flávio Borém lançou o livro “Tecnologia pós-colheita e qualidade de cafés especiais”. Antes de mais nada, é a atualização de uma das obras mais vendidas da área no Brasil. Desde já, ele é o organizador do livro, do qual diversos especialistas participaram da produção dos capítulos.

Em primeiro lugar, a obra tem prefácio do presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo. Além da participação do gerente de comunicação corporativa da cooperativa, Jorge Florêncio Ribeiro Neto.

Flávio Borém

Neste novo livro, pois, o professor consolidou 30 anos de trabalho dedicados ao estudo e às soluções dos problemas da produção de cafés especiais. Junto aos demais autores colaboradores, portanto, traz a teoria e a prática do pós-colheita. Buscando, assim, oferecer entendimento claro e simples desta etapa da produção.

Além disso, o livro apresenta, de maneira inédita, metodologias para auxiliar técnicos e produtores a tomarem decisões nas operações de pós-colheita a partir de uma matriz de análise de risco. A calcular e dimensionar equipamentos e infraestrutura para o processamento e secagem do café.

“É um livro novo, atualizado, com os últimos resultados de pesquisas realizadas em todos os fatores da produção de cafés especiais. Desde a lavoura, a colheita, o processamento, a secagem e o armazenamento. Tem um embasamento técnico-científico muito grande, porém de fácil leitura. Não é acadêmico, é um livro para o produtor, porém muito profundo, um livro de referência”, resume Borém.

Participação da Cooxupé

Flavio Borem
Carlos Augusto Rodrigues de Melo, Flávio Borém e Osvaldo Bachião Filho

No prefácio do livro, o presidente Carlos Augusto Rodrigues de Melo enaltece a relevância do café, da agricultura familiar e do pós-colheita, considerada por ele como uma das fases mais importantes da cafeicultura.

“Para termos um rico cenário em tecnologias e informações, somos apoiados constantemente pelas universidades. Destaco a parceria com a UFLA e o incansável trabalho do professor Flávio Meira Borém, em levar conhecimento a milhares de produtores para a produção de um café de qualidade”, afirma o presidente da Cooxupé.

Já Jorge Florêncio Ribeiro Neto produziu um artigo com Borém e com o Prof. Dr. Ednilton Tavares de Andrade, engenheiro agrícola da UFLA, no qual eles abordam a “Gestão de unidades armazenadoras de café”.

Conhecimento

Em entrevista ao jornal Folha Rural, o professor enalteceu a participação da cooperativa na obra.

“A Cooxupé tem uma relevância muito grande nesse livro. Primeiro, por acreditar no conhecimento, por apoiar a ciência e por acreditar que a ciência e o conhecimento podem ser levados aos cooperados. Não importa se pequeno, médio ou grande produtor: o conhecimento é para todos. Eu vejo esse movimento muito claro na cooperativa, especificamente no presidente Carlos Augusto, que tem essa sensibilidade de apoiar obras como essa, pela relevância que ele reconhece no conteúdo deste livro para ajudar a todos os cooperados na produção de café com mais qualidade”, define Borém.

Como comprar

Por fim, o livro está à venda pelo site da Borém Cafés, pelo site da Editora UFLA e na livraria física situada dentro do campus da UFLA, em Lavras. Pedidos podem ser feitos pelo e-mail vendas.editora@ufla.br ou pelo telefone (35) 3829-1551.