Preços dos cafés arábica e robusta voltam a se distanciar

Preços dos cafés arábica e robusta voltam a se distanciar

Segundo boletim do Cepea, valores do café arábica e robusta voltaram a ter maior diferença entre o período de julho e agosto

< 1 minuto de leitura

Os preços dos cafés arábica e robusta voltaram a se distanciar. Novamente, com vantagem para o arábica. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os valores são relativos ao arábica do tipo 7 (bebida rio) e do robusta tipo 7/8 (padrões inferiores e bem demandados por indústrias torrefadoras).

Portanto, de julho até o dia 20 de agosto, a diferença média entre as cotações das duas variedades está em R$ 162,01 a saca. Contra R$ 42,71 a saca no mesmo período de 2020/21. Isso em termos reais, já que os valores foram deflacionados pelo IGP-DI de julho de 2021.

Preços dos cafés arábica e robusta

Vale lembrar ainda que, na safra 2020/21 (encerrada em junho/21), os preços do arábica tipo 7 (bebida rio) e os do robusta tipo 7/8 haviam se aproximado. Principalmente no segundo semestre de 2020.

Inclusive, em outubro de 2020, a média de preços do arábica do tipo 7 chegou a operar abaixo da registrada para o robusta tipo 7/8.


Tags: