Saiba mais sobre diferentes harmonizações com café

Saiba mais sobre diferentes harmonizações com café

O cafeólogo Edgard Bressani compartilha experiências gastronômicas com café

3 minutos de leitura

O café é uma bebida bastante apreciada e versátil que combina com diversos alimentos e diferentes harmonizações. Sendo usado, desde já, no preparo de sobremesas e de caldas, como é o caso do solúvel.

Mas, há inúmeras histórias sobre tipos de preparo, até inusitadas, que foram reunidas pelo cafeólogo Edgard Bressani, autor da série de livros “Guia do Barista”, em uma entrevista exclusiva ao Degusta, do portal Terra. E que você acompanha aqui no Hub do Café.

Diferentes harmonizações

Antes de mais nada, Edgard Bressani explica sobre as combinações, que podem ser por similaridade ou até por contraste. “Você pode comer um bolo de laranja e tomar um café cítrico junto e, assim, criar uma harmonização por similaridade”.

Entretanto, o contrário também pode acontecer. “Você come esse bolo com um café encorpado e mais doce e, assim, quebra a linha sensorial, criando uma harmonização por contraste”, afirma o cafeólogo.

É possível harmonizar todo tipo de comida com café, tudo depende da linha sensorial que você quer seguir. O mais importante é como você deseja encerrar a sua refeição e qual experiência você quer ter.

Para isso, é preciso entender as preferências de cada um. “Eu não concordo que exista uma regra. Por exemplo, uma carne tem que ser servida com um café encorpado, porque depende do que você quer ressaltar. Então, o céu é o limite quando falamos de café”, explica ele.

Combinações diferentes e inusitadas

Durante as viagens, muitas foram as experiências vividas por Edgard Bressani. Como, por exemplo, o Drink alcoólico com café servido na ostra. “Uma vez tomei um coquetel em um restaurante em Hong Kong que era servido depois da refeição. Era um café fermentado, servido em uma casca de ostra, com um purê de pera e tinha whisky no café. Esse purê era em formato de bolinha, parecia uma pérola. Foi uma das combinações mais diferentes que experimentei”, conta.

Molho com café

É possível, acima de tudo, fazer molhos com café, que vão muito bem com carnes mais pesadas, como a de boi e de carneiro.

Há inúmeras receitas de carne assada com molho de café, que são feitas usando café forte coado, misturado ao suco da carne, e finalizado com especiarias, como gengibre, por exemplo.

Chá da polpa do café ou cáscara sagrada

Outra combinação diferente e interessante é o chá feito da polpa do café, que é a parte que envolve o grão. Para quem logo pensa no paladar, tem notas de hibiscos, groselha, cereja, manga e tabaco, e é uma bebida rica em ácido clorogênico. Ou seja, é um importante aliado na regulação do metabolismo do açúcar e da gordura, ou seja, ajuda a emagrecer.

Edgard explica ainda outras vantagens do chá da polpa de café. “Tem cafeína, fibra, proteína, probióticos, é um produto muito saudável. Ela tem um sabor mais ácido, assim, é possível tomar como bebida ou misturar e criar drinks”, afirma.

Pão com café

Café e pão combinam tanto que a mistura deles na receita da panificação, dessa forma, nem parece uma ideia tão estranha assim, ainda mais no Brasil.

Mas, foi na Alemanha que o cafeólogo conheceu essa delícia que, basicamente, mistura café em pó à massa do pão.

“Já vi, na Alemanha, o padeiro fazendo um pão em que ele colocava na massa café moído. Depois, a película do café que era extraída durante a torra, ele usava para adicionar a parte de cima do pão”, relembra.

Geleia de café

A geleia de café é mais comum e muito saborosa. E aqui, constantemente, é possível encontrá-la em mercados, lojas especializadas e até em sites especializados. Do mesmo modo, há variações que usam, também, melado de cana na receita.

Nessa composição usa-se, frequentemente, dois tipos de café: solúvel e café coado. Eles também serão misturados a maçã, que ajuda no sabor e consistência, suco de limão, cravo e chocolate. 


Tags: