Saiba o que é o bulletproof coffee e como consumir
Bulletproof coffee mistura o café convencional com óleo de coco prensado a frio e manteiga sem sal ou manteiga ghee; saiba para que serve e como consumir
Você já ouvir falar em bulletproof coffee? Também chamado de “super café” a bebida tem conquistado o universo fit e das celebridades. Principalmente pela promessa de potencializar o processo de emagrecimento.
Segundo o portal Tua Saúde, o bulletproof coffee mistura café convencional, de preferência feito com grãos orgânicos, com óleo de coco prensado a frio e manteiga sem sal ou manteiga ghee, ou seja, feita com leite de vacas que pastam ao ar livre.
“Por ser uma bebida com boas quantidades de antioxidantes, vitamina A, vitamina D e energia, o bulletproof coffee ajuda a melhorar a concentração e a produtividade. Assim, pode prevenir algumas doenças, prolongar a saciedade e acelerar o metabolismo. Assim, favorecendo a perda de peso”, diz o artigo.
Bulletproof coffee
Embora seja uma bebida consumida há muitos séculos na Ásia, o bulletproof coffee, que em português quer dizer “café à prova de balas”, só se tornou conhecido em 2014. Isto porque contou com a divulgação do empresário Dave Asprey.
Por fornecer boas quantidades de antioxidantes, vitaminas e energia, os principais benefícios para a saúde, segundo o portal, são:
- Promover a perda de peso, pois a bebida tem boas quantidades cafeína. Assim, aumenta o metabolismo, estimula a queima de gordura e, ainda, contém gordura. Ou seja, o estômago leva mais tempo para digerir, diminuindo a fome ao longo do dia;
- Melhora o foco e a concentração, devido à alta concentração de cafeína e de energia;
- Aumenta a resistência durante as atividades físicas, pois a gordura do óleo de coco é de fácil digestão e absorção, fornecendo energia de forma rápida durante o exercício físico;
- Previne doenças, pois o café é rico em antioxidantes, como o ácido clorogênico e a cafeína. Assim, ajuda a combater os radicais livres, evitando doenças como infarto, aterosclerose, alguns tipos de câncer e diabetes;
- Estimula a queima de gordura, tanto pela presença da cafeína quanto da gordura do coco. São nutrientes que aceleram o metabolismo, aumentando a queima de gordura corporal.
Por fim, o bulletproof coffee tem boas quantidades de vitamina D. Sobretudo, um nutriente importante para a absorção de cálcio e prevenção da osteoporose. Bem como ajuda na prevenção de doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide.
Possíveis efeitos adversos
Porém, o artigo destaque que é preciso ter controle no consumo. Pois, apesar de ser uma boa opção para o café da manhã, o bulletproof coffee tem grande quantidade de cafeína. Assim, o excesso pode causar dor no estômago ou tremores.
Além disso, a bebida pode causar agitação ou insônia, especialmente quando consumido no final da tarde ou à noite. Por isso, a ingestão recomendada do café é de uma dose por dia e até 6 horas antes de dormir.
Além disso, o consumo de óleo de coco e manteiga pode aumentar a quantidade de calorias da dieta. O que favorece o ganho de peso, se consumidos em excesso.
Por isso, é importante consultar um nutricionista ou algum profissional da saúde.
Quem não deve consumir
O consumo do bulletproof coffee deve ser evitado por crianças. Assim como por quem tem gastrite, refluxo e por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Pessoas que têm pressão alta devem beber o máximo de 2 xícaras do café por dia.
Por fim, segundo o Tua Saúde, não é recomendado beber o café com outros alimentos que tenham cafeína, como chá verde, guaraná, mate ou chocolate. Pois, o excesso da cafeína pode causar palpitações, náuseas, desidratação, além de causar dependência a longo prazo.