Café com limão viraliza, mas sua eficácia não tem comprovação científica
Especialistas explicam o porquê da onda de consumir a bebida para perder peso pode trazer riscos
Muitas pessoas aderiram ao consumo de café com limão. Nas redes sociais, principalmente, a mistura faz muito sucesso. E, o que fez a bebida viralizar não foi o sabor. Mas sim a ideia de que o café com limão queima gordura e ajuda a emagrecer mais rápido.
Realmente, os dois ingredientes têm propriedades reconhecidas em estudos, mas isso individualmente.
Enquanto o café pode funcionar como um estimulante, que ajuda a acelerar o metabolismo, o limão é fonte de vitamina C e tem ação antioxidante.
Porém, especialistas ouvidos pelo portal Catraca Livre explicam que a soma dos dois não tem os benefícios comprovados cientificamente.
Café com limão
Para a nutricionista funcional Camila Arruda, a mistura é mais uma moda que se popularizou sem qualquer benefício real para quem deseja emagrecer.
“Não consigo pensar em nenhum benefício em adicionar limão ao café, muito menos com a função emagrecedora”, disse ao portal.
“Vejo aí um problema porque sinaliza que a pessoa está priorizando receitas ditas como milagrosas em vez de construir hábitos saudáveis e sustentáveis para perder peso”, completa.
Além disso, a nutricionista acredita que tendências como essas que viralizam nas redes sociais sem nenhum respaldo científico podem ainda levar a distúrbios alimentares, especialmente em adolescentes.
Ruim para o estômago
Já para a nutricionista clínica Amanda Basílio, existe ainda outro problema na mistura. Isto para quem sofre com problemas digestivos. “Vai potencializar o desconforto porque essa bebida poder se agressivo para a mucosa parede estomacal”, disse.