Você sabe como funciona a Operação Barter na FEMAGRI?

Você sabe como funciona a Operação Barter na FEMAGRI?

Modalidade de negociação trouxe oportunidades para o cooperado da Cooxupé

< 1 minuto de leitura

Durante os três dias de realização da FEMAGRI (08 a 10 de fevereiro), os cooperados da Cooxupé e visitantes tiveram a oportunidade de ver e tirar suas dúvidas junto aos parceiros comercias que apresentaram mais de 12 mil produtos e tecnologias. E, assim, buscando ganhos em produtividade, qualidade e em sustentabilidade para as lavouras e em suas propriedades, trazendo maior rentabilidade para o seu negócio e suas famílias. Os benefícios ao cafeicultor não pararam por aí. Quem é cooperado também teve possibilidade de pagar suas compras travando o compromisso financeiro em café. Essa é a Operação Barter, ou seja, quando o pagamento é feito por meio de uma troca. No caso a moeda do cooperado é o café.

De acordo com Mauro Pinheiro, gerente comercial da unidade da Cooxupé em Alpinópolis/MG, esta operação é uma vantagem para o produtor. Isso porque oferece liberdade para que o cafeicultor faça suas negociações da maneira que achar mais interessante, podendo aproveitar oscilações do mercado de Café.

“Buscamos a melhor condição comercial para os cooperados na FEMAGRI, colocando-os em contato com os parceiros comercias para esclarecer dúvidas, trocar experiencias, conhecer as novidades. Assim, os produtores têm a possibilidade de adquirir insumos, máquinas, equipamentos e outras tecnologias para agregar em sua produção. Trazendo, pois, mais rentabilidade para o seu bolso e de sua família,” conta Pinheiro.

O que é Operação Barter?

A Operação Barter é a troca de grãos por mercadorias. No caso da FEMAGRI, o produtor troca café por insumos agrícolas, máquinas e ou equipamentos. A entrega do café é futura, ou seja, no vencimento da sua compra.

Assim, esta modalidade permite que o produtor fique sabendo quantas sacas de café serão necessárias para liquidar seu compromisso independentemente da oscilação da cotação.