Beber café pode diminuir risco de diabetes após a gravidez Woman holding her newborn baby and cup with tea or coffee. Young smiling european mother looking on their infant kid. Interior of kitchen in flat apartment. Concept of motherhood and child care

Beber café pode diminuir risco de diabetes após a gravidez

Estudo sugere que a bebida pode ser benéfica para mulheres que tiveram diabetes gestacional

< 1 minuto de leitura

Diferentes estudos já sugeriram que o café ajuda a diminuir o risco de diabetes tipo 2. No entanto, como os cientistas nunca haviam investigado o consumo da bebida após a ocorrência de diabetes gestacional, pesquisadores do Centro Global para a Saúde da Mulher Asiática decidiram ir em busca de respostas.

A investigação concluiu, em síntese, que beber café regularmente ajuda a diminuir o risco de diabetes após a gravidez. Isso vale, primordialmente, para mulheres que tiveram diabetes gestacional.

Os dados estão na revista científica American Journal of Clinical Nutrition. E os resultados da pesquisa estão no portal Notícias ao Minuto.

Diabetes após a gravidez

A princípio, o estudo analisou as informações relativas a mais de quatro mil mulheres caucasianas que tinham, sobretudo, histórico de diabetes gestacional.

Depois, os cientistas analisaram os dados de consumo de café, a longo prazo, com o risco de diabetes tipo 2.

E, assim, eles concluíram que o consumo de cafeína após a gravidez tem efeitos benéficos e protetores. Já que, enfim, há uma associação inversa e linear com o risco de diabetes tipo 2.

Resultados

Isto significa, especialmente, que ao comparar as mulheres que bebiam café com as que não o faziam, os riscos eram menores para o primeiro grupo.

Como resultado, aquelas que tiveram diabetes gestacional e consumiam a bebida apresentaram redução de até 53% no risco de desenvolvimento da doença.

Desse modo, os cientistas concluíram que beber café em vez de bebidas com açúcares e adoçantes artificiais, como os refrigerantes, por exemplo, também reduz o risco da doença em até 17%.


Tags: