Beber café pode diminuir risco de diabetes após a gravidez
Estudo sugere que a bebida pode ser benéfica para mulheres que tiveram diabetes gestacional
Diferentes estudos já sugeriram que o café ajuda a diminuir o risco de diabetes tipo 2. No entanto, como os cientistas nunca haviam investigado o consumo da bebida após a ocorrência de diabetes gestacional, pesquisadores do Centro Global para a Saúde da Mulher Asiática decidiram ir em busca de respostas.
A investigação concluiu, em síntese, que beber café regularmente ajuda a diminuir o risco de diabetes após a gravidez. Isso vale, primordialmente, para mulheres que tiveram diabetes gestacional.
Os dados estão na revista científica American Journal of Clinical Nutrition. E os resultados da pesquisa estão no portal Notícias ao Minuto.
Diabetes após a gravidez
A princípio, o estudo analisou as informações relativas a mais de quatro mil mulheres caucasianas que tinham, sobretudo, histórico de diabetes gestacional.
Depois, os cientistas analisaram os dados de consumo de café, a longo prazo, com o risco de diabetes tipo 2.
E, assim, eles concluíram que o consumo de cafeína após a gravidez tem efeitos benéficos e protetores. Já que, enfim, há uma associação inversa e linear com o risco de diabetes tipo 2.
Resultados
Isto significa, especialmente, que ao comparar as mulheres que bebiam café com as que não o faziam, os riscos eram menores para o primeiro grupo.
Como resultado, aquelas que tiveram diabetes gestacional e consumiam a bebida apresentaram redução de até 53% no risco de desenvolvimento da doença.
Desse modo, os cientistas concluíram que beber café em vez de bebidas com açúcares e adoçantes artificiais, como os refrigerantes, por exemplo, também reduz o risco da doença em até 17%.