Boram Um é tricampeão brasileiro de baristas

Boram Um é tricampeão brasileiro de baristas

Profissional da Um Coffee Co. vence competição realizada por BSCA e ApexBrasil e será o representante do país no campeonato mundial da modalidade, na Grécia

2 minutos de leitura

O ano de 2023 é mais um que entra para a história de Boram Um, que atua como barista profissional da empresa Um Coffee Co., de São Paulo (SP).

Barista tricampeão

Superando mais de uma dezena de competidores, ele se consagrou campeão. Conquistando, pois, o terceiro título do Campeonato Brasileiro de Baristas, igualando seus feitos de 2020 e 2022.

Desse modo, ele representará o Brasil na competição mundial da categoria, que ocorrerá em Atenas, Grécia, entre 22 e 24 de junho, dentro da programação da feira World of Coffee 2023.

Campeonato Brasileiro de Barista

O The Coffee Nation”, Campeonato Brasileiro de Barista foi realizado de 10 a 12 de março, em São Paulo (SP).

O evento, desde já, é organizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

E pôs à prova o conhecimento desses profissionais no preparo de cafés espressos, bebidas com leite vaporizado e originais de assinatura.

A análise levou em consideração critérios como, por exemplo, sabor, qualidade e persistência da crema (espresso), harmonia entre café e leite. Além da criatividade (bebida de assinatura) e manipulação profissional dos ingredientes.

Passando por processos como o moinho e a máquina de espresso. Critérios em que Boram se sobressaiu na competição.

O segundo lugar ficou com Léo Moço, do Paraná. E o pódio foi completado por Hugo Silva, de São Paulo.

Capacitação

De acordo com Boram, além da preparação individual que cada profissional faz, a BSCA e a ApexBrasil possuem um papel fundamental na capacitação dos baristas. Ele citou, a princípio, a realização das competições nacionais.

“Campeonatos são um trabalho de longo prazo e, sem BSCA e ApexBrasil, seria impossível termos essa consistência de preparo e treinos, o que nos permite atingir melhores patamares a cada etapa”, comentou.

O diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela, menciona que os certames também são importantes por celebrar o encontro do café especial brasileiro com os baristas.

“Ao longo dos anos, o Brasil vem crescendo em qualidade e permitindo melhor repertório para que esse profissional possa oferecer mais opções ao consumidor final, em uma xícara de excelência. O nível técnico do campeonato foi incrível e a diferença de pontos foi muito pequena para a definição do campeão”, relatou.

Estrela recorda que os baristas treinam muito para fazer uma apresentação que reflita as características do grão na xícara. E ressaltou, pois, as notas sensoriais da bebida preparada.

“Os campeonatos ganham em relevância nesse contexto, pois incentivam e fomentam a capacitação constantes, proporcionando uma experiência incrível ao consumidor final”, analisou.

Por fim, o diretor da BSCA comentou sobre o mercado de cafés especiais no Brasil. Que está em ritmo acelerado de crescimento e otimização dos serviços dos baristas.

Além de enaltecer a qualidade e a diversidade da produção nacional, o mercado garante, também, um maior repertório de bebidas ao consumidor.

“Alguns cafés apresentados no campeonato deste ano trouxeram notas sensoriais incríveis, surpreendendo-nos e nos dando a sensação de mais novidades no cenário dos cafés especiais brasileiros. Isso é fantástico, pois nos indica que o trabalho vem sendo muito bem realizado, desde a produção no campo, até a entrega ao consumidor na xícara”, concluiu Estrela.