Drink gelado de café com doce de leite

Drink gelado de café com doce de leite

Aprenda a receita de uma bebida gelada fácil de fazer, saborosa e que leva dois ingredientes mineiros: café e doce de leite

< 1 minuto de leitura

Os mineiros não costumam dispensar dois alimentos importantíssimos: café e doce de leite. Desde já, o estado é um grande produtor do grão e da sobremesa. Dessa forma, para unir de forma diferenciada esses dois ingredientes, o barista Gabriel Gambaroto ensinou um drink gelado de café com doce de leite. A receita, pois, foi compartilhada no portal Territórios Gastronômicos.

Café com doce de leite

De acordo com Gambaroto, a bebida é uma releitura de um café vietnamita. Entretanto, a receita original leva clara de ovo. Portanto, para dar um sabor mais “brasileiro”, o barista optou por substituir o ingrediente por leite condensado.

De antemão, confira abaixo o passo a passo.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de leite condensado
  • 10 cubos de gelo
  • 30 gramas de café
  • 200 ml de água quente (não deixar ferver)
  • ½ xícara de chá de chantilly
  • 5 colheres de sopa de doce de leite

Modo de preparo

Primeiramente, coloque o leite condensado no fundo da taça e acrescente os cubos de gelo. Em seguida, posicione o filtro em cima da taça para coar o café em cima do gelo.

Em suma, o barista detalha que a ideia é dar um choque térmico no café. Pois vai deixar a bebida com um sabor diferente, mais suave.

Depois, em uma caneca ou copo, misture o chantilly com o doce de leite. Mexa bastante até incorporar. Por fim, adicione a mistura do chantilly com doce de leite na taça. Para completar, mexa todos os ingredientes.

Agora, desfrute do seu drink gelado de café com doce de leite!


Além da energia: os 6 benefícios do café para a saúde Os benefícios do café com leite que você não conhece Qual é o limite para o consumo diário de café? Receita de café com paçoca e doce de leite para festa junina Aprenda receitas de festa junina com um toque de café