Você sabe quantas são as calorias do café?

Você sabe quantas são as calorias do café?

Bebida amada pelos brasileiros tem diversos benefícios, mas é importante saber a quantidade de calorias que cabem em uma xícara de um cafezinho

3 minutos de leitura

Tomar aquele cafezinho é um hábito muito comum no Brasil. Tanto que o produto é a segunda bebida mais consumida do país, conforme um estudo da plataforma CupomValido.com.br, que usou dados da Organização Internacional do Café (OIC) e do Dieese. No entanto, você sabe quantas são as calorias do café?

Café puro

Antes de mais nada, a nutricionista Thaís Oliveira Carneiro explica que as calorias presentes em uma xícara de café puro podem variar de acordo com a quantidade do produto torrado e moído utilizada para fazer a infusão.

“Entretanto, esse valor energético não é significativo. São cerca de 3 a 5 kcal”, detalha.

Calorias do café com açúcar

De antemão, ao adicionar açúcar, seja ele refinado ou não, a quantidade de calorias aumenta, conforme a nutricionista. Ela informa, pois, que cada colher de chá de açúcar (5g) adicionada contém cerca de 19 kcal.

Calorias do café com adoçante

Em primeiro lugar, adoçantes culinários, como sucralose e stevia, não apresentam calorias, instrui Thaís.

“Já o xilitol apresenta calorias. Porém, menos do que o açúcar. É importante lembrar que, mesmo que os adoçantes culinários não apresentem ou sejam reduzidos em calorias, não devem ser utilizados em excesso”, alerta a nutricionista.

Além disso, ela avisa que não é recomendado que pessoas com o único objetivo de reduzir peso corporal substituam o açúcar pelo adoçante.

“Recentemente, a OMS divulgou uma nova diretriz que afirma que não há evidências científicas para comprovar a relação dos adoçantes com a redução da gordura corporal. Além de evidenciar que o uso prolongado desses adoçantes, de forma excessiva, pode aumentar o risco de desenvolver diabetes do tipo 2 e doenças cardiovasculares”, orienta.

Quantas calorias tem um café com leite?

café com leite
Café com leite também é um hábito comum no Brasil

De antemão, têm aquelas pessoas que adoram tomar um café com leite. Nesse sentido, Thaís sugere que há cerca de 123 kcal em 200 ml de leite integral, que é mais do que apresenta o semidesnatado (99 kcal) e o desnatado (84kcal).

“Isso porque é na nata do leite que encontramos grande parte de sua gordura. Cada grama de gordura tem 9 kcal. Ao retirar a gordura, é esperado que o aporte calórico seja reduzido”, conclui.

  • Café com leite engorda?

Portanto, a nutricionista comunica que café com leite não engorda e nem emagrece.

“É comum que se rotule alimentos como engordativos ou emagrecedores. No entanto, já é bem estabelecido que o que faz uma pessoa ganhar ou perder peso é o controle do balanço energético. Quando uma pessoa consome mais calorias do que ela gasta (balanço energético positivo), estimula o ganho de peso. E, quando consome menos calorias do que gasta (balanço energético negativo), estimula a perda de peso”, resume Thaís.

  • Leite integral e desnatado

Por outro lado, ela esclarece que o tipo de gordura encontrada no leite é, principalmente, a saturada.

“Há uma relação entre gordura saturada e o aumento do risco de surgimento de doenças cardiovasculares. Por esse motivo, é recomendado que seu consumo seja feito de forma moderada. Desse ponto de vista, a melhor escolha seria o leite desnatado, que apresenta menor conteúdo de gorduras totais, incluindo a saturada”, elucida a nutricionista.

Benefícios do café

Do ponto de vista nutricional, pois, a literatura evidencia a presença de diferentes compostos bioativos no café. De acordo com Thaís, esses compostos apresentam efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e, até mesmo, antitumorais e quimioprotetores, sendo benefícios importantes.

“É importante salientar que, entre os compostos bioativos presentes no produto, destaca-se a cafeína. Que apresenta efeito sobre o sistema nervoso central, o sistema cardiovascular, além de interferir na homeostase do cálcio. Sabendo que a cafeína possui efeitos benéficos, mas também prejudiciais, não se deve consumi-la de forma indiscriminada”, previne Thaís.

Consumo no mundo

Por fim, a nutricionista evidencia que o café é um alimento importante para a indústria agricultora e é uma bebida bastante consumida no mundo todo.

Agora, você já sabe como funcionam todos os detalhes das calorias do café.


Tags: