Confira quais os benefícios da cafeína para a saúde

Confira quais os benefícios da cafeína para a saúde

O café ajuda a reduzir a fadiga, aumenta a disposição e ainda tem ajudado a população a enfrentar a pandemia

2 minutos de leitura

O café é companheiro fiel no dia a dia. E os benefícios da cafeína para saúde e o bem-estar ficam ainda mais evidentes durante a pandemia.

Assim, com componentes que ajudam a evitar a fadiga e aumentar a disposição, o café se tornou aliado importante durante o isolamento social. É o que mostra uma reportagem especial do jornalista Vicente Vilardaga, para a revista IstoÉ.

Segundo a matéria, não por acaso, neste momento de crise no mundo, há uma tendência de aumento de consumo do café.

No ano passado, o mercado brasileiro cresceu 1,34%, alcançando 21,2 milhões de sacas. Isso mesmo com a alta nos preços e pela mudança no modelo de negócios, trocando os estabelecimentos pelas casas, por conta das restrições sanitárias.

Porém, mesmo com cortes na produção, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) estima que o consumo do Brasil será 23,7 milhões de sacas em 2021.

Em todo o mundo, o consumo de café deverá atingir 167 milhões de sacas de 60kg até setembro. Ou seja, alta de 1,9% em relação ao ano-cafeeiro anterior, que foi de 163,9 milhões de sacas de 60kg.

Os dados são da Organização Internacional do Café (OIC), divulgados pela Embrapa Café.

Origens

De acordo com a reportagem da IstoÉ, o café, nativo da Etiópia, era usado como energético pelos guerreiros locais. Assim, passou a ser preparado como bebida no mundo árabe, de onde vieram as primeiras sementes contrabandeadas para a Europa no século 17 e, depois, para as Américas.

Oito em cada dez brasileiros consomem o produto regularmente e querem mais. Seja o cafezinho básico ou as versões especiais, com sementes selecionadas e misturas de variedades.

Nesse sentido, pesquisas da indústria indicam que cada brasileiro bebe, em média, de 3 a 4 xícaras de café por dia. O consumo per capita no País gira em torno de 5 Kg por ano.

Benefícios da cafeína

A cafeína é um alcaloide que dispara uma reação química no organismo, que envolve vários neurotransmissores, contribuindo para manter a mente desperta e melhorar a cognição.

Assim, o café ajuda na concentração. Assim como reduz dores de cabeça e, ainda, turbina o desempenho dos atletas, aumentando a queima de gordura durante os exercícios.

Segundo a reportagem, o único malefício, talvez, seja o excesso e a eventual perda de sono, quando consumido durante a noite.

“A cafeína inibe o cansaço, contendo a ação de um neurotransmissor chamado adenosina, sinalizador de fadiga”, disse à IstoÉ o neurologista Fábio Porto, professor da Universidade São Camilo.

Segundo Porto, a dose ideal diária para adultos saudáveis com até 70 anos vai de 300 a 400 miligramas por dia, mas isso varia para cada um.

Ele ressalta que, outra característica do café é a permanência prolongada no organismo. Portanto, o efeito mais intenso ocorre uma hora depois do consumo. Mas, a cafeína ainda causa reflexos no sistema nervoso por até oito horas.

Consumo na pandemia

Por fim, o engenheiro e consultor em gestão sensorial de bebidas e alimentos Ensei Neto disse ao repórter Vicente Vilardaga que, na pandemia, o consumo aumentou. Para ele, isso aconteceu pois o café é uma bebida social.

“O café se tornou o símbolo das reuniões pela internet e está sendo muito bebido no home office porque ajuda a concatenar as ideias.”

O Brasil é o maior produtor do mundo e o segundo maior consumidor em volume, só superado pelos EUA.

Em consumo per capita, porém, perde de longe da Finlândia, onde cada cidadão consome 12 quilos por ano, para a Noruega e para outros países nórdicos, onde as pessoas vivem muito.


Tags: