Café puro ou com leite: qual é melhor para a saúde?

Café puro ou com leite: qual é melhor para a saúde?

Descubra os potenciais benefícios à saúde e se existe uma forma correta de consumir a bebida, segundo estudos

< 1 minuto de leitura

O hábito de tomar café é uma das práticas mais comuns e difundidas na maioria das culturas ao redor do mundo. Antes de tudo, muitas pessoas começam o seu dia saboreando uma ou várias xícaras da bebida para despertar. Outros destacam o prazer que o aroma e o sabor proporcionam. Sobretudo, tem aqueles que preferem a combinação do café com leite para suavizar o sabor e adicionar um toque de cremosidade. Diante da escolha entre café puro ou com leite, entenda o que dizem os estudos. A seguir, descubra os benefícios e quando é preciso moderar o consumo.

Antes de mais nada, divulgaram a notícia no Radar Proteste.

Café puro ou com leite

De antemão, a Universidade de Harvard elogiou o café, considerando-a uma das mais saudáveis após a água. Isso graças à presença de antioxidantes e flavonoides. Desde já, protege a saúde cardiovascular e fortalece o sistema imunológico.

Além disso, estudos sugerem que beber café reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Desse modo, preserva a função das células beta do pâncreas.

Ademais, a bebida demonstrou promover a longevidade devido aos seus antioxidantes e benefícios cardiovasculares. Assim, o café reduz o risco de derrames e morte por doenças cardiovasculares.

Prós e contras

Em síntese, o consumo de café puro ou com leite tem seus prós e contras. No entanto, certos grupos, como hipertensos, gestantes, lactantes, menores de idade, pessoas com insônia e transtornos de ansiedade devem moderar o consumo. Entretanto, o ideal é buscar orientação médica.

Ainda assim, a combinação com leite surge como uma opção para suavizar a cafeína. Afinal, pesquisas sugerem que a combinação de polifenóis do café com aminoácidos do leite pode ter efeitos anti-inflamatórios potentes.

Agora, a escolha é sua: você prefere consumir café puro ou com leite?