Confira nove boas razões para tomar café
Pensar em café é pensar cafeína. No entanto, o café também tem substâncias ativas, como antioxidantes. Eles não só protegem contra doenças, mas reduzem riscos de inflamação.
Tomar uma xícara de café logo cedo, para começar bem o dia. Bem como o expresso após o almoço para ter disposição para a tarde. Além de um hábito saboroso, uma matéria da plataforma MangoBaaz, há boas razões tomar café.
Sobretudo, a lista inclui benefícios para a saúde como prevenção de doenças e até longevidade.
De acordo com o portal, estudos indicam que o café é repleto de nutrientes que protegem contra doenças cardíacas e, também, contra o mal de Alzheimer.
Pensar em café é pensar cafeína. No entanto, o café também tem substâncias ativas, como antioxidantes. Eles não só protegem contra doenças, mas reduzem riscos de inflamação.
Esse café com leite magro, por exemplo, é um impulsionador de energia incrivelmente saudável.
Confira abaixo nove boas razões para tomar café:
- Vida longa, vida saudável
Primeiramente, estudos indicam que o consumo regular de café pode reduzir riscos de doença renal, diabetes, derrame e doença coronariana, especialmente em mulheres.
- Melhor processamento de açúcar
Uma teoria de cientistas da saúde afirma que quanto mais cafeína no corpo, menores são as chances de desenvolver diabetes tipo 2.
- Tchau para a insuficiência cardíaca
Uma ou duas xícaras podem anular a insuficiência cardíaca quando um coração fraco tem dificuldade para bombear sangue suficiente para o corpo.
- Parkinson
A doença de Parkinson tem chances reduzidas com o consumo consistente de cafeína. Na verdade, quem já foi diagnosticado com a doença também pode consumir café para controlar melhor os movimentos.
Do fígado ao cérebro
- O fígado diz “obrigado”
O café faz uma camada protetora ao redor do fígado. Pesquisa indica que quem consome café regularmente tende a ter seus níveis de enzimas hepáticas dentro de uma faixa saudável. Isso em relação aos que não bebem café.
- DNA mais forte
As fitas de DNA se rompem naturalmente e isso pode resultar em tumores ou câncer, se não for reparado pelas células.
É aí que entra o café! O consumo de café torrado escuro reduz a quebra nos filamentos de DNA. Assim, quanto menor a quebra, menores são as chances de câncer!
- Menor risco de câncer
Uma em 23 mulheres é diagnosticada com câncer de cólon do útero. Por isso, graças ao café, normal ou descafeinado, as chances de desenvolver esse câncer diminuem em 26%.
- Boa memória
O risco de desenvolver Alzheimer aumenta com a idade. Mas o café está sempre lá para resgate.
Nesse sentido, duas xícaras de café por dia mantêm a perda de memória sob controle.
- Mulheres protegidas
Por fim, esta dica é especial para mulheres. Para diminuir o risco de derrame, pelo menos uma xícara de café deve ser consumida todos os dias.