Cooxupé inova com plataforma de E-commerce B2B

Cooxupé inova com plataforma de E-commerce B2B

Plataforma Salesforce na Torrefação, já em atividade, possibilita negociação direta e on-line entre cooperativa e clientes, em ação pioneira no ramo de cafés

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A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé inova mais uma vez com a utilização da plataforma Salesforce na unidade de Torrefação. Inicialmente, contemplou a implantação de 5 módulos: CRM (visão 360°); Vendas; E-commerce B2C; E-commerce B2B; e Marketing Cloud. Estes foram pensados, sobretudo, para tornar o setor de Torrefação ainda mais competitivo no mercado.

Para Mário Panhotta da Silva, superintendente de Torrefação e Novos Negócios da cooperativa mineira, trata-se de uma nova visão de negócios. “Muito mais do que tecnologia, é uma mudança da mentalidade. Com a entrada do Salesforce foi possível implementarmos uma série de melhorias em processos e políticas comerciais, amparada pela plataforma. Um sistema robusto para controlar tudo isso é fundamental para tornarmos nosso negócio mais competitivo”, diz.

O desenvolvimento do projeto trouxe desafio enriquecedor, de acordo com Nara Hautz Giacon, gerente do Departamento de Tecnologia da Informação da Cooxupé. “Além dos desafios técnicos enfrentados para integrar a Salesforce ao sistema de gestão da Cooxupé, foi necessário que a equipe da TI assimilasse conhecimentos inerentes ao e-commerce. De forma a assegurar que a integração logística resultasse em um fluxo rápido e eficiente de pedidos. Assim, garantindo o melhor padrão de atendimento ao nosso cliente”, explica.

Digitalização

“A demanda era digitalizar o nosso negócio. A pandemia acelerou a utilização do digital para transações e relações comerciais. Diante disso, aceleramos nossos projetos para que passassem a atender amplamente a demanda dos clientes e parceiros”, conta Hugo Furlan Júnior, supervisor de Marketing da Torrefação Cooxupé.

Furlan acrescenta que com a nova tecnologia, agora, é possível unir todas as frentes comerciais da área ao marketing digital. Além de proporcionar uma experiência multicanal. “A plataforma possibilita uma visão única do cliente, ganhos numa gestão comercial centralizada e uma experiência multicanal aos clientes e parceiros”.

Assim, o cliente tem autonomia. “Ele pode comprar onde e como quiser. Isso significa que hora ele pode comprar pelo vendedor, no e-commerce e ter acesso às mesmas políticas e condições comerciais”, complementa Furlan.

E-commerce B2B

A grande novidade da plataforma é a implantação do e-commerce B2B. Sendo assim, clientes de todo o Brasil, varejistas, atacados, cafeterias poderão realizar suas compras on-line. Neste cenário, a Cooxupé é pioneira entre as indústrias de café na disponibilização de uma plataforma de e-commerce aos seus clientes pessoa jurídica.

“A implantação de um e-commerce B2B é algo desafiador. Tendo em vista que o grande objetivo é oferecer uma plataforma comercial que os clientes enxerguem valor. E, assim, contribuir para a fidelização e para o crescimento da Torrefação. O modelo de negócio presencial é muito forte no nosso segmento. E a migração para o digital anda a passos largos”, comenta Mário Panhotta da Silva, superintendente de Torrefação e Novos Negócios.

Gestão unificada

A torrefação possui agora três portais para atendimento comercial na plataforma Salesforce. E são totalmente integrados com o Sistema ERP Oracle EBS (sistema de gestão utilizado na cooperativa).

Assim, vendedores e representantes utilizarão para envio de pedidos o portal vendascooxupe.com.br. Já os clientes pessoa física acessam o e-commerce B2C pelo endereço cafescooxupe.com.br. E os clientes pessoa jurídica e revenda têm o seu acesso no portal parceirocooxupe.com.br.

Por fim, o superintendente de Controladoria e TI da Cooxupé, José Roberto Corrêa Ferreira, explica que houve um esforço conjunto para que a plataforma pudesse aproximar todos os elos da cadeia de vendas e marketing. “A execução dos processos que permeavam a cadeia era bastante complexa e foi necessário um grande esforço de toda equipe envolvida na implementação para transformar a ferramenta tecnológica escolhida em um facilitador, como solução para os negócios, permitindo que a Torrefação ficasse preparada para o desenvolvimento do mercado”, pontua.  


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