Equipe ESG da Cooxupé visita Recicla Guaxupé

Equipe ESG da Cooxupé visita Recicla Guaxupé

As duas cooperativas mantêm parceria que consiste na doação de material reciclado gerado nas unidades da empresa cafeeira na cidade

2 minutos de leitura

A equipe ESG da Cooxupé fez uma visita à Recicla Guaxupé no dia 18 de abril. Na oportunidade, pois, a gerente Natalia Fernandes Carr esteve com Cairo Rômulo Inácio Souza de Moraes e Élcio Ferreira do Nascimento na cooperativa de reciclagem para acompanhamento do projeto. Além de discussão de melhorias e entendimento dos desafios futuros. Na ocasião, ainda estiveram presentes representantes da Prefeitura Municipal e do Instituto Recicleiros.

Recicla Guaxupé

Primeiramente, a Cooxupé tem uma parceria com a Recicla Guaxupé. Que consiste, portanto, na doação de 100% do material reciclável (como plástico, papel e metal) gerado nas unidades localizadas em Guaxupé. De antemão, o projeto piloto começou em 2022, no Centro de Distribuição de Insumos (CDI). Em seguida, expandiu para os demais setores da Cooxupé na cidade mineira.

Alguns números: em 2023, por exemplo, a Cooxupé doou 205 toneladas de recicláveis à cooperativa de reciclagem. Sendo aproximadamente 17 ton/mês. Considerando que em 2023 a Recicla Guaxupé coletou 475 toneladas em todo o município, ou seja, somente a Cooxupé contribuiu com 43% desse volume.

Na prática, portanto, todo o material reciclável da cooperativa cafeeira é direcionado para a empresa de reciclagem. Que, posteriormente, passa pelo processo de triagem (separação). E, por fim, é vendido para parceiros. A princípio, revertem essa receita em renda para os cooperados e para melhorias em infraestrutura da Recicla Guaxupé.

Parceria socioambiental e de intercooperação

Nesse sentido, trata-se de uma parceria socioambiental e de intercooperação entre a Cooxupé e a Recicla Guaxupé. Na parte social, dessa forma, a parceria proporciona trabalho digno e qualidade de vida aos cooperados da empresa de reciclagem.

Depois, no ambiental, pratica a Economia Circular estimulando a reciclagem. Ademais, eliminando a possibilidade de descartar esse material em aterros e atuando na destinação ambientalmente adequada. Já na intercooperação, coloca em prática o princípio cooperativista nº 6, de cooperativa para cooperativa.

Cuidados na separação

Após a visita, em conclusão, Natalia alerta sobre a importância do cuidado na hora de separar os recicláveis em casa.

“Precisamos fazer essa separação de forma correta e cuidadosa, pois todo o material é manuseado pelos catadores”, ressalta a gerente ESG da Cooxupé.