Cooxupé fecha parceria com Recicla Guaxupé para repasse de recicláveis

Cooxupé fecha parceria com Recicla Guaxupé para repasse de recicláveis

Iniciativa ambiental e social da cooperativa cafeeira prevê a doação de 15 toneladas por mês de material a instituto da cidade mineira

2 minutos de leitura

Contribuindo com a preservação ambiental e preocupada com o social, a Cooxupé vai destinar todo o material gerado por meio da coleta seletiva interna para a Recicla Guaxupé. Isto é, uma cooperativa de catadores de recicláveis da cidade mineira, pertencente ao Instituto Recicleiros.

Desde já, uma parceria entre as duas cooperativas foi fechada no último mês e prevê o repasse de todo material reciclável gerado nas unidades da Cooxupé em Guaxupé. Sendo, principalmente, plástico, papel e metal. Antes de mais nada, esse trabalho se iniciou em 2022 como projeto piloto no CDI (Centro de Distribuição de Insumos).

Recicla Guaxupé

Dessa forma, com a expansão para todas as unidades da Cooxupé em Guaxupé, estão sendo destinadas, em média, 15 toneladas mensais. Ou seja, o que representa 30% do volume coletado em toda cidade pela cooperativa de catadores (50 toneladas).

De acordo com estimativa da Recicla Guaxupé, a unidade de processamento tem a capacidade para receber e processar 250 toneladas/mês. Portanto, projetada segundo estudo de geração desse tipo de material pelo município.

Projeto

Além disso, é importante destacar que, desde o início do projeto, a Cooxupé destinou mais de 150 toneladas a Recicla Guaxupé.

“A área de Logística e Operações da Cooxupé, assim como a realização de obras por meio do Departamento de Infraestrutura, geram um grande volume de sucata metálica que, ao ser destinada para a Cooperativa Recicla Guaxupé, irá contribuir com o seu crescimento. E gerará um grande benefício social aos seus cooperados”, afirma o superintendente de Logística e Operações da Cooxupé, Deivison Ricciardi Ferreira.

Atualmente, a Recicla Guaxupé processa pouco mais de 50 toneladas/mês de recicláveis, oriundos da coleta seletiva municipal e de doações de grandes geradores. Sobretudo, o repasse de materiais pela Cooxupé impactará positivamente nos resultados da cooperativa de reciclagem. E, consequentemente, na renda das 19 famílias cooperadas.

Parceria ambiental e social

De acordo com Bethânia Modesto, líder local da Recicla Guaxupé, a parceria firmada reforça o compromisso socioambiental da Cooxupé. Que tem entre os princípios cooperativistas o interesse pela comunidade. Promovendo, assim, ações e projetos que motivam seus colaboradores, cooperados e a sociedade na qual atua e está inserida.

“A Cooxupé tem uma preocupação muito grande com o meio ambiente. Há um notável compromisso com esse aspecto ambiental, por isso nos procuraram. Mas, também tem o lado social, que foi determinante para estreitarmos essa parceria. A partir da visita à Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis (UPMR), o time de ESG da Cooxupé se encantou com o que viu”, conta Bethânia.

Cooperativismo

De antemão, o gerente de ESG da Cooxupé, Alexandre Vieira Costa Monteiro, diz que a iniciativa de destinar o material reciclável para a Recicla Guaxupé, além de atender ao princípio cooperativista da Intercooperação, está diretamente ligada aos pilares do ESG.

“Em especial ao ‘Ambiental’, por fazer a destinação correta dos resíduos. E ao ‘Social’, ao promover uma melhoria aos cooperados dessa cooperativa de catadores, com a possibilidade de seu crescimento e aumento de renda”, reforça Monteiro.

Em suma, para o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, toda a comunidade local ganha com a parceria entre as duas cooperativas.

“A Cooxupé está sempre atenta para ações ESG e essa é uma delas. É salutar para a cidade de Guaxupé, que ganha em preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, em mais qualidade de vida, principalmente, para as famílias que fazem parte da cooperativa Recicla”, conclui.