Livro seleciona as 60 cafeterias mais bonitas do mundo

Livro seleciona as 60 cafeterias mais bonitas do mundo

De acordo com a obra “Designing Coffee”, as cafeteiras citadas, além de apresentarem uma boa bebida, têm uma estética bem cuidada

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Quando os visitantes entram no The Budapest Café, em Chengdu, China, eles não recebem apenas uma xícara de café. Em vez disso, eles são transportados para um espaço saído de um filme de Wes Anderson. Isso ocorre graças aos tons pastel, móveis extravagantes e uma série de arcos e arcadas. Primeiramente, o local integra as 60 cafeterias mais bonitas do mundo. Primeiramente, a lista está no livro da autora e especialista em café Lani Kingston.  

Acima de tudo, o Budapest Café é um dos muitos negócios atraentes da obra “Designing Coffee: New Coffee Places and Branding”. Em outras palavras, livro de mesa de centro que exibe os cafés e torrefadores mais fotogênicos e excêntricos do mundo. A reportagem é do portal da CNN Brasil.

Espaços minimalistas

A obra serve como um lembrete de que, além de uma boa bebida, uma estética bem cuidada é indispensável para um café. Do mesmo modo, fideliza o cliente e se destaca em um cenário de concorrência no Instagram e TikTok.

De antemão, com suas linhas arquitetônicas lânguidas, o Budapest Café incentiva os clientes a explorar e se envolver fisicamente com o espaço. Dessa forma, tornando o local muito parecido com um set de filmagem.

Já o Metric Coffee, de Chicago, por exemplo, passou por uma reformulação de marca para esse efeito em 2020. De acordo com Xavier Alexander, varejista e cofundador da torrefadora, a cafeteria refinou seu visual. Isso para refletir seus valores fundamentais: transparência e sustentabilidade. Além de retirar a palavra “café” do logotipo da empresa, que agora apresenta só a palavra “Metric”.

“É uma abordagem mais humilde para fornecer um produto no mercado com o qual as pessoas possam se sentir bem”, disse Alexander.

Cafeterias mais bonitas do mundo

Em primeiro lugar, a autora do livro escolheu a dedo quase 60 marcas de café de seis continentes para destacar em “Designing Coffee”. Como a Fritz Coffee Company, em Seul, na Coreia do Sul, que selecionou na lista.

A marca usa, desde já, um logotipo ilustrado de um selo segurando uma xícara de café que é um sucesso. Assim, a Fritz Coffee Company combina “elementos retrô e modernos da cultura coreana” para construir sua identidade.

Em seguida, a marca Process Coffee, com sede em Belfast, envolve seus grãos de café em caixas que lembram fitas VHS. Seu fundador, Ben Hamilton, queria combinar seus interesses por café e skate. Ao mesmo tempo em que criava um produto que evocasse de forma divertida a história da cultura pop.

“Isso realmente mostrou como você pode trazer seu próprio estilo pessoal. Você não precisa seguir as normas ao criar sua marca”, comenta a autora do livro.

Curadoria agitada

Sobretudo, algumas cafeterias competem para se tornarem um destino preferido. Nesse sentido, elas criam experiências semelhantes a exposições de arte ou museus imersivos. Como também são inspiradas por programas de TV e filmes populares.

O Melrose Café, com sede em Hong Kong, se inspira na cultura cafeeira de Los Angeles. Dessa forma, usa uma paleta de cores rosa e amarelo que pretende invocar o icônico pôr do sol da Costa Oeste norte-americana. Além disso, o seu cardápio inclui pratos de inspiração californiana, como torradas de abacate.

Por fim, aGenovese Coffee House, em Sydney, Austrália, inspirou-se na cultura italiana do café. O proprietário, cuja linhagem remonta à Itália, considerou três gerações de torrefação de sua família ao projetar o espaço.

Analogamente, o exterior imita uma loja tradicional italiana de frente para a rua, escreveu Kingston. E o interior apresenta móveis de café europeus e cafeteiras italianas vintage.

Sala de estar

Independentemente da paleta, apresentação ou inspiração do design, há um ponto comum que une todas as cafeterias do livro. Afinal, são espaços comuns para relaxar, passar tempo com os amigos. E, claro, deliciar-se com um doce e uma deliciosa xícara de café.​

“A cafeteria tem sido, durante séculos, a sala de estar do mundo. Tem sido um lugar para as pessoas se encontrarem fora de suas casas. Elas gostam de ir a lugares onde se sintam confortáveis ​​e onde gostem do ambiente e de coisas que sejam visualmente esteticamente agradáveis”, conclui Lani Kingston.

Aproveite para conhecer as cafeterias mais bonitas do mundo!

Crédito foto: Cafeteria Anh Coffee Roastery / Red5studio/arch daily