Saiba como tomar café no pré-treino e quais são os benefícios
A cafeína pode aumentar o rendimento físico e auxiliar no processo de emagrecimento, segundo especialistas
O café é conhecido por dar energia e melhorar a concentração. Por isso, a bebida, que já é bastante popular, se tornou uma das queridinhas por quem busca um melhor rendimento físico em práticas esportivas. Mas será que tomar café no pré-treino realmente funciona?
Segundo especialistas, o café pode ser sim uma excelente opção de pré-treino, principalmente devido aos efeitos da cafeína no organismo. “O mecanismo de ação da cafeína envolve o bloqueio da adenosina, um neurotransmissor que promove a sensação de sonolência e relaxamento”, explica a nutricionista Ramiele Calmon, mestre em segurança alimentar e especialista em nutrição esportiva.
Antes de mais nada, a notícia foi publicada pelo CNN Brasil.
Café no pré-treino
De acordo com Vanessa Costa, nutricionista especializada na saúde da mulher, a ingestão de cafeína pode resultar na melhora do desempenho físico, aumento da vigília e energia. Assim como influenciar no metabolismo e na função cardíaca. Tudo isso pode trazer benefícios para o desempenho físico e esportivo.
“A cafeína, presente no café, demonstra efeitos nas áreas neuromuscular, endócrina, cognitiva e metabólica, além de ser antioxidante”, elenca Costa.
Além disso, tomar café no pré-treino pode auxiliar no processo de emagrecimento. “Isso acontece devido ao seu potencial efeito termogênico e por acelerar o metabolismo em repouso. Mas não podemos esquecer que essa ação depende de uma série de fatores, como a adoção de um estilo de vida saudável com controle de déficit calórico e a prática regular de atividade física”, esclarece.
Ainda assim, a cafeína aumenta a liberação de ácidos graxos, fornecendo energia para os músculos e queimando gordura, principalmente durante o exercício físico. “Para somar, o café aumenta a resistência, reduzindo a fadiga e melhora a função cognitiva”, complementa Calmon.
Benefícios no exercício físico
A Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva avalia que a ingestão de cafeína no pré-treino pode melhorar de forma aguda o desempenho no exercício físico, incluindo benefícios como:
- Aumento da resistência muscular;
- Velocidade de movimento e força muscular;
- Melhor desempenho na corrida;
- Maior resistência aeróbica.
No entanto, a publicação ressalta que esses benefícios foram observados em vários estudos revisados na literatura disponível até o momento. Mas não em todos; e os resultados podem variar de um indivíduo para o outro.
Suplementação de cafeína funciona?
Diante dos benefícios para o treino, suplementos de cafeína têm ganhado popularidade recentemente. Segundo especialistas ouvidos pela CNN, o uso desses produtos é seguro, mas é contraindicado a pessoas que têm sensibilidade à cafeína.
“A suplementação de cafeína como pré-treino pode ser indicada para pessoas saudáveis que buscam melhorar o desempenho físico e cognitivo. Especialmente em atividades de resistência e exercícios de alta intensidade”, orienta Costa.
Do mesmo modo, a recomendação é consultar um profissional de saúde antes de iniciar a suplementação com cafeína. Nesse sentido, para entender a real necessidade e a melhor dosagem a ser consumida diariamente. Afinal, o consumo em excesso pode trazer prejuízos à saúde.
“A cafeína permanece no organismo por horas após sua ingestão, sendo capaz de provocar insônia ou prejudicar a qualidade do sono”. Além disso, como ela bloqueia a adenosina, pode acelerar a frequência cardíaca, sendo comumente associada à sensação de ansiedade, taquicardia e, em casos mais graves, depressão.
Como tomar café no pré-treino?
Em suma, o café pode ser tomado até 60 minutos antes do treino. Segundo a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva, a dosagem ideal de cafeína por dia é de 3-6 mg/kg, o que equivale de duas a quatro xícaras de café diárias, por exemplo.
Dessa forma, também é possível tomar os suplementos de cafeína antes do treino. De acordo com Calmon, produtos que contenham até 100 mg de cafeína em sua composição não trazem prejuízo a saúde do indivíduo. E, portanto, podem ser consumidos até 60 minutos antes do treino.