Mitos e fatos sobre os suplementos de cafeína pill on the background of coffee beans.

Mitos e fatos sobre os suplementos de cafeína

Saiba mais sobre esses compostos, amplamente utilizados por praticantes de atividades físicas

2 minutos de leitura

A cafeína, a princípio, é termogênica, elimina a fadiga e pode ajudar no processo de emagrecimento. No entanto, há mitos e fatos sobre os suplementos de cafeína que exigem moderação no consumo.  

Por isso, o portal O Liberal enumerou as vantagens e desvantagens do consumo entre os usuários formados, especialmente, por praticantes de atividades físicas.

Mitos e fatos

É consenso na ciência nutricional que, em síntese, a cafeína inibe a sensação de fadiga no corpo e na mente.

Além disso, ela incentiva o sistema nervoso a manter seu desempenho muscular e mental mesmo após tarefas extenuantes.

Mas, quais mitos e fatos envolvem a indicação da cafeína para o emagrecimento e queima de gordura?

Pesquisas sobre a cafeína

Um estudo, particularmente, comprovou que a cafeína aumenta os níveis de epinefrina no sangue. Isso sinaliza, em suma, a queima de células de gordura e o consumo de calorias pelo corpo.

No entanto, outra pesquisa apontou que doses diárias de 10mg de cafeína por quilograma de massa corporal aumentam o metabolismo e a queima de calorias em, no máximo, 13%.

Desse modo, para ter um aumento metabólico de até 13%, uma pessoa de 100kg de massa corporal deve consumir 1000mg de cafeína por dia. O que equivale, aproximadamente, a cerca de 1,8 litro de café coado.

E com projeções tão altas de consumo, os efeitos positivos da cafeína no emagrecimento têm sido questionados. Por outro lado, o bem-estar e a disposição geradas pela cafeína incentivam seus usuários a realizarem exercícios mais intensos e mais duradouros.

Isso, sobretudo, leva ao maior gasto de energia, fator primordial em um plano de emagrecimento.

Pode misturar cafeína com whey?

Por enquanto, não há estudos suficientes para afirmar, principalmente, se a mistura é segura.

Sabe-se, contudo, que a ingestão de grandes quantidades de proteína com certos tipos de alimentos pode causar problemas digestivos.

Ao passo que, por sua vez, podem levar a doenças gástricas, como gastrite e úlceras. Então, moderação é a palavra-chave.

Suplementos de cafeína e termogênicos são a mesma coisa?

Suplemento termogênico, antes de mais nada, é todo aquele composto que promete acelerar a queima de calorias e, consequentemente, de gordura. 

A maioria dos termogênicos vendidos no mercado contém, por vezes, grandes doses de cafeína.

Porém, há aqueles que não têm essa substância. E são baseados, principalmente, em outras com propriedades similares como, por exemplo, a taurina.

Quem pode tomar cafeína?

Doses elevadas de cafeína podem prejudicar, desde já, a saúde de pessoas com hipertensão arterial e problemas gastrointestinais, além de crianças, gestantes e idosos.

Quais os efeitos colaterais da cafeína?

A cafeína, mesmo em doses moderadas pode, por exemplo, causar sintomas como ansiedade, dores de cabeça, desconforto gástrico, tremedeiras, aumento da sudorese e, por fim, irritabilidade.

Além disso, a cafeína, quando em altas doses, pode vir a causar dependência fisiológica e/ou psicológica.

Quanto tempo dura o efeito da cafeína?

De acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono, o pico de efeito da cafeína ocorre entre 30 a 60 minutos após a ingestão.

Dessa forma, cerca de cinco horas depois, os níveis de cafeína no sangue costumam cair pela metade. E, então, o restante será metabolizado ao longo de várias horas ou até dias.

Portanto, a recomendação é que a substância deve ser ingerida até, no máximo, 6 horas antes do horário de dormir.


Tags: