José Luis Tejón é eleito personalidade de 2023 do agronegócio
Conselheiro do CCAS recebeu a premiação pela ABAG; solenidade de entrega da homenagem acontece em agosto
A ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio) escolheu José Luis Tejón Megido, membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), para receber o prêmio Personalidade do Ano do Agronegócio “Ney Bittencourt de Araujo” em 2023.
A princípio, a solenidade de entrega da homenagem faz parte da agenda dos principais formadores de opinião do país e acontece no dia 7 de agosto.
Acima de tudo, Tejón é conferencista internacional, professor e autor. Top of Mind de RH, ele é considerado uma das maiores autoridades nas áreas de marketing em agronegócio, gestão de vendas, liderança, motivação e superação humana.
Emoção
Desde já, o homenageado contou que receber o prêmio com o nome de Ney Bittencourt de Araújo é especial, já que estiveram lado a lado ao longo de 17 anos. Grande parte desse tempo na mesma equipe e acompanhando a saga que foi trazer ao Brasil o legítimo conceito de agribusiness.
Ainda assim, Tejón ressalta que esse movimento de entendimento e aplicação do conceito fez com que o Brasil se tornasse hoje a potência agroalimentar, agroenergética e agroambiental do planeta, incluindo um forte cooperativismo.
Além disso, ele defende que, com a ciência ao lado de uma potência agrohumana, vamos dobrar o agro de tamanho nos próximos 12 anos.
“É muito comovente e me emociono a cada instante que penso e relembro. Ele está sempre presente nas minhas aulas, nas minhas palestras e nos meus textos. Muito obrigado à diretoria e ao conselho da ABAG, esse prêmio é muito mais amplo para mim”, comemorou Tejón.
Conquista
Primeiramente, José Otávio Menten, presidente do CCAS, comemorou a conquista do amigo conselheiro e destacou o importante papel que ele tem.
“Além de um currículo invejável, a maneira como o Tejón se comunica se enquadra perfeitamente com a proposta do CCAS. Que é discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura lastreados em verdades científicas para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas. E, mais do que isso, se posicionar de maneira clara e acessível para toda população”, disse Menten.
Biografia
José Luis Tejón Megido é doutor em Educação pela UDE/Uruguai. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie. Jornalista e publicitário formado pela Cásper Líbero.
Bem como administrador com ênfase em Marketing. Ele tem especializações em Harvard, Pace University e MIT/EUA. Em liderança, tem especialização no INSEAD/França.
Ou seja, Tejón é acadêmico, consultor, conferencista internacional, conselheiro e escritor.
Consultoria
Antes de mais nada, criou a TCA International, onde presta serviços de consultoria, conferências, workshops, aulas e mentoring. É sócio-diretor da agência de consultoria e publicidade Biomarketing.
Além de comentarista de agronegócio na Rádio Eldorado/Estadão. Conselheiro do Conselho Científico Agro Sustentável e do Conselho Superior do Agronegócio. É membro e fundador da Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio.